Notícias

1º Campeonato Paraibano de Kart Indoor

02/12/2012

Foi realizado entre os dias 01 e 02 de Dezembro de 2012 o 1º Campeonato Paraibano de Kart Indoor, nas dependências do PBKart, no bairro Altiplano Cabo Branco. Foram 27 pilotos inscritos em dois dias de muita adrenalina, com a participação de pilotos de São Paulo e Rio Grande do Norte. No primeiro dia, antes de começar a disputa, todos os pilotos participaram de um “briefing” sob o comando de Elder Júnior, piloto profissional de kart e organizador do evento: “Graças a Deus chegamos ao final do evento sem grandes problemas. Os problemas que tiveram conseguimos resolver e acho que todos os pilotos que vieram prestigiar o evento gostaram, não houve reclamações e saiu tudo conforme planejado, conseguindo manter o cronograma. Pra nós organizadores do evento isso é muito gratificante, ver que tudo está dando certo e nos incentiva a fazer outros eventos, trazendo mais gente de fora e do nosso estado para prestigiar.”

No sábado foram realizadas várias baterias até as 19h, no domingo, dia da grande final e sob o olhar de amigos e familiares, todas as baterias, a exemplo do dia anterior, seguiram o traçado normal de disputa no sentido horário. Nas duas baterias das finais, do 7º até o 12º e do 1º ao 6º dos melhores tempos, o traçado foi invertido no sentido anti-horário, a critério da organização, a fim de equilibrar a disputa. Ubirajara Casado, organizador do evento e responsável pela cronometragem, falou-nos um pouco sobre este primeiro campeonato: “Organizar um campeonato dá muito trabalho, essa é a grande verdade. Mas a gente organiza no sentido de trazer para a Paraíba a possibilidade de termos uma competição de alto nível; lógico, trata-se de um kart amador, ninguém é profissional, mas é uma contribuição para o esporte paraibano na possibilidade das pessoas disputarem um campeonato de nível, organizado, limpo (totalmente limpo!) sem nenhum tipo de ingerência em resultados..., então as pessoas estão aqui porque amam o automobilismo, pagam para correr e estão aproveitando o final de semana de competição, correndo em karts bons, num circuito bom e daqui vai sair o primeiro campeão paraibano do Kart amador de 2012; (...) não só na Paraíba como no Brasil inteiro falta incentivo. É um esporte caro porque depende de um automóvel; esse automóvel possui peças caras, chassi caro... tudo tem um custo elevado! Então para quem deseja se profissionalizar precisa de um patrocínio, de um apoio, seja ele público ou privado. Não há como iniciar de uma forma profissional sem esse apoio. Quem não tem patrocínio acaba correndo de forma amadora mesmo como é esse campeonato: a gente aluga os karts, o espaço e as pessoas correm. Incentivo é tudo! Sem incentivo o esporte não vai pra frente, seja ele qual for. No estado não temos absolutamente nada em termos de kart profissional. (...) Então, é um pouco estranho porque, enquanto o kart não tem “apoio”, ao mesmo tempo é um esporte que tem muita visibilidade, seja para as empresas, seja para quem tem interesse em divulgar a sua marca, seja no capacete, no macacão dos pilotos...; atrai público mas não há incentivo.”

“Nós esperamos que com este primeiro campeonato outras pessoas venham pro kartódromo, passem a praticar o esporte, passem a conhecer o kart e possam estar com a gente disputando o campeonato de 2013. Para disputar o campeonato não precisa ser profissional; o campeonato é um campeonato de kart amador! – Você precisa apenas pagar a inscrição; e este piloto junto à CBA retirar uma carteira de piloto amador de kart Indoor e assim ele está habilitado a correr num campeonato homologado como é este. Nós homologamos o campeonato junto à CBA, junto à Federação Paraibana de Automobilismo. O campeonato revela realmente o campeão paraibano de 2012. (...) A nossa intenção é promover algo lúdico mas que não retire a possibilidade de revelar novos talentos para o cenário nacional.”

Abaixo segue a classificação final dos seis primeiros colocados:

Class.        Piloto                                  Pontuação Final
1               Giordano Mouzalas              105
2               Bruno Povoa                        103
3               Heronaldo Marinho                99
4               Fabiano Soares                    98
5               Francisco Abumansur           98
6               Francisco George                 85


Texto/Fotos: Wellington Sena


Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa