• Faça um percurso que permita avaliar a suspensão do veículo, de
preferência, passando por lombadas. Para testar a embreagem, tente
subidas íngremes.
• Pegue uma reta, de preferência uma rua sem muito tráfego, e
verifique o alinhamento. Veja se o carro desvia pra um lado quando o
volante está solto. Freio o veículo soltando as mãos da direção. Se o
carro pender para um dos lados, há problemas no freio, na suspensão ou
os pneus não estão devidamente calibrados.
• Ouvidos atentos para barulhos estranhos. As ruas de
paralelepípedos são as melhores para essa avaliação. Tente distinguir
quais ruídos podem vir do motor ou quais podem ser de amenidades, como a
tampa do porta-luvas.
• Teste outra vez os freios. Acelere um pouco e depois freie
gradativamente. Não pode haver trepidação nem travamento. Teste-os
também em descidas. Se houver ruído metálico, as pastilhas podem estar
gastas.
• Para saber se a embreagem está em ordem, em uma ladeira, eleve a
rotação do motor. Caso a embreagem tenha problemas, o giro sobe, mas a
rotação do motor não.
• Engate e desengate todas as marchas. Vejas se os encaixes estão bons.
• Verifique se o volante não tem folga. Passe em valetas na diagonal. O volante ruim faz barulho.
• Se quiser conferir a compressão do motor, reduza a velocidade
bruscamente ou desça uma ladeira em segunda marcha. Fique atento à
reação do carro.
• Confira se o veículo faz bem curvas abertas e fechadas.
• Termine o passeio dando uma boa olhada no interior do carro. Sinta se ele lhe agrada de verdade.
Fonte: http://www.altese.com.br