O cuidado com os pneus começa pela calibragem, alinhamento e balanceamento, mas não para por aí. Laur Diuri explica que é importante checar no manual de instruções a calibragem ideal de acordo com o peso que o veículo está carregando, pois em uma viagem a carga costuma ser maior do que a habitual.
Ele destaca que os pneus devem ser verificados novamente quando todas as malas e os viajantes estiverem no carro, assim, o condutor pode perceber se algum deles murchou, o que acarreta menor estabilidade para o automóvel.
Todos esses cuidados não serão suficientes se os pneus estiverem carecas. Para quem não sabe, trafegar com pneus neste estado é infração grave de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, Contran. A profundidade mínima dos sulcos do pneu é de 1.6 mm. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado careca.
Na hora de escolher em qual posição colocar os pneus novos, orienta-se que, ao contrário do que se costuma fazer, a opção correta é instalá-los no eixo traseiro. O risco de um acidente pela falta de aderência no eixo traseiro é sempre maior.
Não são raros os casos em que ao invés de comprar pneus novos, o condutor, com o auxílio de um borracheiro, remodela os sulcos do pneu careca usando uma lâmina quente. A Bridgestone explica que a prática gera a perda da resistência do pneu e aumenta o risco de estouro.
Fonte: http://bbel.uol.com.br