O tratamento com as rodas dos carros é do tipo 8 ou 80. Ou cuidam bastante, ou nem lembram e mal lavam. Alguns donos trocam os pneus e rodas para personalizar o veiculo. Mas nem sempre a mudança é saudável. Pode alterar o rendimento, a estabilidade e a forma de dirigir.
Pneus e rodas largas
Se o pneu for mais largo do que o adequado ao seu carro, haverá perda de rendimento. Pois a área do pneu será maior, mais pesado e uma área maior de atrito. Como conseqüência, aumento de consumo de combustível.
Ao trocar por uma roda mais larga, verifique se foi mantida a mesma relação de diâmetro do conjunto original pneu e roda. Se o diâmetro for alterado, indicações de velocímetro, relação de câmbio e até a bitola do carro podem mudar. Para saber qual roda e pneu correspondentes, pesquise na tabela de conversão nas lojas especializadas.
Pneus e Rodas Finas
Agora, se a mudança for contraria, com diâmetro menor, o carro poderá arrancar melhor já que a relação ficará mais curta. Nesse caso, o velocímetro marcará errado também. Indicando mais quilometragem do que o percorrido. Perde velocidade máxima, e o motor precisará trabalhar mais para chegar naquela velocidade, aumentando o consumo de energia. Além de atrapalhar a estabilidade, que dependendo, ficará mais vulnerável.
Dica
Ao trocar os modelos de pneus e rodas de fábrica pelos esportivos fique atento aos parafusos. Principalmente num eventual reparo. Pois as rodas de fábrica são fixas com buchas de aço. Nos modelos esportivos, são parafusos do próprio material da roda. Pois havendo troca de um por outro, a fixação das rodas é temporária e, fatalmente, uma hora vai cair, causando acidentes e não raro, graves.
Fonte: Antigomotors