Matérias

Entrevista com o Piloto de Arrancada Paraibano Walter dos Santos.

Image gallery 06/08/2011

[GARAGEM83] Qual sua visão sobre os campeonatos de arrancadas realizados no Brasil?

Os campeonatos de arrancadas no Brasil de uma maneira geral evoluíram muito em vários aspectos, como na organização que promove eventos em locais que oferecem aos pilotos e público uma boa condição de segurança com ambulância, extintores, reboques, entre outros. Os eventos são mais dinâmicos e sempre existe alguma atração nos intervalos como show de manobras, desfile de carros antigos e carros tunados. As pistas são mais seguras com grande área para frenagem e apresentam mais aderência. Os carros estão muito mais seguros, em algumas categorias são exigidos itens como gaiola de segurança, cinto de no mínimo 4 pontas, macacão, capacete, extintor de incêndio...A evolução técnica dos carros e pilotos é muito grande, o nível da Arrancada no Brasil é excelente e melhora a cada ano e todos os anos percebemos um aumento significativo de público que lotam os Autódromos Brasil afora!.

[GARAGEM83] Em relação aos campeonatos que acontecem no Nordeste, você sentiu a evolução deles ao passar dos anos?

Sim o nordeste também evoluiu bastante, mas ainda estamos muito atrás em relação ao sul, sudeste e centro oeste. Ainda faltam autódromos ou locais adequados para a realização das Arrancadas, além de visão mais profissional de quem organiza. A falta de patrocínio é um problema latente, mas temos excelentes pilotos, preparadores e carros de alto nível que em alguns casos que são destaque a nível nacional, inclusive Campeões Brasileiros em algumas categorias. Basta algum apoio dos empresários patrocinando pilotos e interesse político para construção de autódromos que este esporte trará grandes retornos, inclusive financeiros.

[GARAGEM83] O que um piloto de arrancada sente por morar na Paraíba, um estado que não possui uma pista de arrancadas?

Me sinto triste por nosso estado não possuir uma pista de arrancadas ou um autódromo que iria alavancar o turismo local, gerar empregos diretos e indiretos e trazer outras provas automobilísticas para nosso Estado. É uma grande pena! 

Sabemos que o paraibano é totalmente apaixonado pelo automobilismo, prova disto foram as provas de Arrancada realizadas no Aeroclube da Paraíba no ano de 2003 onde tivemos recorde de carros e um público de 15mil pessoas que acompanharam o evento no sábado e domingo e um número inigualável de carros aqui no Nordeste, 115 carros inscritos, são números bem expressivos e merecem uma atenção especial dos políticos e empresários.

[GARAGEM83] Nos anos de 2001, 2003 e 2004 a Paraíba realizou grandes festivais de arrancada, você participou de algum deles?

No ano de 2001 tive a oportunidade de participar do evento no meu estado, meu carro já era a Puma GTB, tinha uma preparação leve, algo em torno de 200cv´s no máximo. Foi muito bacana, estava bastante ancioso e fiquei em 3º na minha categoria.

Em 2003 foi minha segunda participação, o carro já contava com alguns cavalinhos a mais e por isso a caixa de marcha não agüentava. Tive que largar em segunda marcha e mesmo assim cheguei em 5º, competindo contra quase 15 adversários. Foi o evento que mais reuniu participantes na minha categoria, que saudades...

[GARAGEM83] Como foi experiência competir no seu estado?  

Foi muito bacana correr na minha terra com a torcida a meu favor, o público vibrava bastantes e as arquibancadas estavam totalmente lotadas.Foi uma experiência única. É uma pena que não tenhamos um Autódromo ou uma pista de Arrancada...

[GARAGEM83] Você já participou de outra modalidade automobilística antes de se tornar piloto de arrancada?

Sim já participei, carros sempre foi um grande atrativo desde criança. Participei durante alguns anos de Campeonatos de Som Automotivo com um VW/Parati, com este carro fui Bi-Campeão Brasileiro de Som Automotivo, competindo em São Paulo foi uma fase excelente, obtivemos reconhecimento nacional, um reconhecimento de um trabalho que sempre foi tratado com muito profissionalismo. Nosso carro foi destaque na televisão, jornal e revistas especializadas, o carro era todo adesivado e muito conhecido, possuía apenas os bancos dianteiros o resto do carro era apenas som...hehehe! Ainda hoje, quase 15 anos depois as pessoas ainda lembram e perguntam sobre o carro!

[GARAGEM83] Quais as suas principais conquistas na modalidade arrancada?

Felizmente o veículo sempre está entre os primeiros colocados, tenho várias vitórias: Natal,Caruaru, Recife e Maceió. O ápice foi alcançado em 2010 quando fui Campeão Campeonato Pernambucano de Arrancada, este ano estamos em condições de conquistarmos o Bi, pois o carro está bem acertado e muito competitivo. Nos anos anteriores tivemos problemas financeiros e várias quebras que quase quebraram o piloto junto...hehehe!

[GARAGEM83] Quais as principais características do PUMA GTB?

O veículo foi fabricado em 1979 e deste modelo só foram fabricados 888 unidades, tem motor dianteiro e tração traseira, é um aspirado de 6 cilindros, hoje com cerca de 400cv´s queimando metanol e em breve nitrometano também. Foram feitas inúmeras modificações para o veículo chegasse ao atual nível, foi modificado e melhorado itens como: motor, suspensão, caixa de marcha, diferencial... O carro acelera de uma forma absurda, tem muita força. É muito agressivo, uma fera difícil de domar na reta!

[GARAGEM83] Como é ter esse carro como companheiro de pista?

É muito interessante... Costumo dizer que é uma relação de amor e ódio.Tivemos bons e maus momentos, não foi fácil chegar ao atual nível de preparação onde foram inúmeras quebras, adaptações, mecânicos ruins e prejuízos, mas na hora de acelerar tudo muda, o barulho do carro acalma, durante as corridas esqueço do mundo, não existe mais problema. Hoje estamos em “lua de mel”, nunca tive o carro tão competitivo com  motor tão forte e confiável e uma mecânica tão acertada. Hoje piloto e carro, são um só, estamos em perfeita sintonia...

[GARAGEM83] Para o PUMA GTB, qual o melhor tempo? 201 ou 402 metros?

Meu melhor tempo nos 201m é 8,114s com reação de 0,114s chegando a 140km/h na linha de chegada, não tenho tempo nos 402m. Hoje a grande maioria das provas no Brasil e em especial aqui no Nordeste são disputadas em 1/8 de milha – 201metros devido a questões de segurança, nos 402 metros os carros alguns carros já atingem mais de 210km/h e precisam de muito espaço para frear com segurança.

[GARAGEM83] Quais as próximas etapas que você irá competir nesse ano de 2011?

Pretendo correr as provas do Pernambucano de Arrancada em Caruaru, a Copa Nordeste que terá Etapa em Fortaleza, e estão querendo promover um evento em Salvador e talvez eu vá! Gostaria muito de ir ao Festival Força Livre de Arrancada que é realizado em Curitiba, trata-se do maior evento de Arrancada da América Latina, mas só irei se tiver conseguido bons patrocínios!

[GARAGEM83] Nesse segundo semestre foi informado que seriam feitas algumas mudanças no visual do PUMA GTB, como serão essas mudanças?

As mudanças no visual estão acontecendo aos poucos e elas são necessárias. Inicialmente me preocupei na parte mecânica, principalmente no motor e acerto de suspensão, o motor ficou excelente muito potente e confiável, mas não conseguíamos transmitir toda esta potência para o chão de uma forma adequada e o carro não tracionava bem nas largadas e durante muito tempo investimos muito tempo dinheiro no acerto da suspensão.

Hoje com um motor bem potente e confiável e a suspensão com um bom acerto estamos investindo no visual do carro, recentemente modificamos a frente do carro e aliviamos peso, foi um sucesso total na última Arrancada onde todos elogiaram, agora está sendo a vez da parte traseira que está passando por uma “reforma”. Estamos aproveitando as linhas do carro que lembram bastante um Super Esportivo Italiano, não foram necessárias muitas adaptações e o carro está ficando muito bonito. Finalmente passará por uma nova pintura, talvez na terceira etapa do Pernambucano.

[GARAGEM83] E no motor haverá melhorias na preparação?

Sim, já estamos trabalhando nisto, hoje já temos uma potência muito boa, como já falei algo em torno de 400cv´s. Agora que o carro está tracionando muito melhor vamos liberar alguns “cavalinhos” a mais que certamente vai nos ajudar a melhorar do tempo.

[GARAGEM83] Walter, em relação a patrocínio, ainda é insuficiente aqui no Nordeste?

Este é o grande problema enfrentado por atletas de todo o Brasil e aqui na Paraíba não é diferente e talvez ainda mais difícil, tivemos algumas parcerias no passado que trouxeram bom retorno aos patrocinadores. O patrocínio no Nordeste é insuficiente, principalmente quando falamos de automobilismo que tem custo muito alto, tudo é muito caro: peças, pneus, combustível, mão de obra... Espero que as coisas mudem, espero que os empresários se convençam que patrocínio não é gasto e sim investimento e se bem feito vai trazer um excelente retorno e reconhecimento, associando a imagem do Patrocinador a um atleta ou a um veículo vencedor que vai estar exposto freqüentemente na mídia.

[GARAGEM83] O portal GARAGEM83 e o PUMA GTB fecharam recentemente uma grande parceria. Como está sendo essa experiência e quais suas perspectivas a respeito desse novo empreendimento?

As expectativas são as melhores possíveis, a experiência tem sido válida. O Garagem 83 tem contribuído e ainda vai contribuir ainda mais para o crescimento do automobilismo na Paraíba, finalmente encontrei uma Equipe que é bastante profissional, talentosa e apaixonada pelo que faz. Tenho certeza que esta Parceria vai gerar grandes frutos, espero que juntos possamos divulgar o esporte chamado Arrancada e no meu caso específico divulgarmos meu carro, conseguir patrocinadores e deixar meu carro ainda mais competitivo.

[GARAGEM83] Na Paraíba existem vários pilotos e importantes carros de arrancadas; alguns, digamos assim, já foram “aposentados”. Deixe seu recado para esses parceiros que estão com suas máquinas paradas.

Realmente existe uma gama de pilotos que estão “aposentados” e outros que estão com carros prontos, mas que participam apenas de uma ou outra prova. Sei que em alguns casos o fator financeiro tem sido fator determinante para o afastamento das pistas, outros  certamente estão sem motivação, principalmente pela falta de um Autódromo local. Cito aqui o Alexandre Hoglund, Paulo Neiva, Catatau, Tico e Teco, Antônio Alves... Convoco estes e outros pilotos que estão com suas máquinas paradas que retornem ao automobilismo, pois a ausência de cada um deles é sentida por aqueles que acompanham a Arrancada.

Deixo uma mensagem também para aqueles que participam de uma prática criminosa, o “pega ou racha” de rua, pondo em risco a vida de inúmeras pessoas inocentes, vamos acelerar numa prova de arrancada, lá é o local correto pela acelerar sem riscos, existe todo um aparato de segurança. Saiam da rua e vão para um autódromo, saiam do crime, vão para a legalidade!

[GARAGEM83] Quem mais te incentivou ao longo de sua carreira?Gostaria de agradecer a alguém em especial?

Algumas pessoas foram decisivas ao longo da minha carreira, primeiramente agradecer a minha esposa, que no início não gostava e não me apoiava muito, mas que com o passar do tempo se rendeu e hoje me incentiva bastante e é minha principal torcedora. Meu filho que hoje tem 4 anos é “maluco” pelo carro e nas competições vibra bastante junto com a mãe.

Mas a pessoa que realmente me apoiou desde o início, com sua experiência em preparação, pilotagem e experiência de vida foi meu amigo Lúcio “Mofado” sem a presença dele certamente eu não teria chegado onde estou, passamos muitas madrugadas fazendo peças, acertando carburação, discutindo melhorias no carro, tudo isto sem nenhum retorno financeiro, apenas movido pela paixão pelo automobilismo  e pela nossa amizade. A ele em especial deixo meu MUITO OBRIGADO.

Outras pessoas também foram muito importantes: meus amigos Humberto, Gustavo, Val meu mecânico, Edilson Heemann meu preparador e ao portal Garagem83 por ter feito está matéria sensacional, vamos ALAVANCAR o automobilismo Paraíbano.

Fotos: Wellington Sena

Fonte: Garagem83

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa