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Entrevista com Genessy Vanderlei

Image gallery 23/08/2011
Garagem83 entrevista Genessy Vanderlei.

1. Genessy, quando começou sua paixão por carros?

Quando eu era um moleque de vinte e poucos anos já gostava de carros, era um gostar de longe, pois eu nem meu pai tínhamos dinheiro, mas sempre gostei, veio se consolidar quando eu já estava com idade avançada e com filhos de 13 anos, na verdade foi quando eu comecei a colocar meu filho pra correr, foi ai que a paixão veio de verdade.

2. Você chegou a competir em campeonatos de automobilismo?

Não, era uma vontade que eu tinha, na verdade quando eu comprei o primeiro kart para Daniel meu filho, eu tentei pilotar, mas pensei e no fim optei por ele, pois não dava para administrar dois ao mesmo tempo, não faltou vontade ou capacidade.

3. Ao longo das décadas o automobilismo paraibano foi sendo esquecido. Na Sua opinião, a que se deveu isso?

Esta pergunta é realmente difícil, nós temos aqui em João Pessoa um dos maiores problemas, que é um projeto de um Autódromo que nunca saiu do papel, onde atrapalhou os outros projetos que hoje poderiam ter uma continuidade, foi uma grande parcela da culpa, até sem querer do proprietário que começou no Mario Andreazza, e hoje se instala em um terreno por trás do Condomínio Grenn Ville, o Sr. Fernando Monteiro, pessoa que considero um amigo, mas quando alguém fala que vai construir alguma coisa, ele afirma está construindo um autódromo, outro ponto ou contra ponto é que não temos políticos que se voltem para uma área tão importante chamado automobilismo, tentamos por diversas vezes mostrar a viabilidade de um autódromo, o próprio Fernando Monteiro teve duas oportunidades uma com lado político e outra também com empresários, mas ele não agarrou a oportunidade. Estamos tentando agora conversar com algumas pessoas e com o atual prefeito de João Pessoa Luciano Agra que tem uma ampla visão para talvez conseguir algo, podemos dizer não um autódromo, mas pelo menos uma pista de arrancadas que é categoria que mais cresce no Brasil, uma no tamanho oficial de 402m para sediar inclusive campeonatos brasileiros.

4. A Paraíba, por ser o ponto oriental das Américas, sempre foi cogitada para abrigar grandes eventos do automobilismo internacional. Onde reside a verdade e a fantasia?

Olha, eu diria que é verdade, mas eu quero deixar muito claro que independente disso tentamos fazer esse projeto onde levamos ao governo do estado e descobrimos que a secretaria de esporte tem verba para eventos automobilísticos. É fazer o projeto e correr atrás.

5. Sabemos que patrocínio é algo difícil em qualquer atividade esportiva. Mas, a que se deve tanta dificuldade em consolidar o automobilismo no estado da Paraíba: falta de vontade política ou da iniciativa privada?

Eu diria que de ambos, tem um agravante nessa história que é o local, você saindo com um carro de corrida para outro estado, dificilmente vai arrumar um patrocínio da sua cidade, agora você tendo no seu estado um autódromo, uma pista de arrancadas, um kartódromo, os empresários vão patrocinar, porque vai haver retorno e a sua marca estará sendo divulgada no seu mercado, existe a dificuldade de correr fora, mas se fosse aqui, com certeza os patrocínios apareceriam, pois sua empresa estava visível no seu estado.

6. Você em 1988 fundou uma oficina que trabalhava com veículos carburados e hoje você recebe clientes que desejam personalizar veículos. O que mudou nestes 23 anos?

É interessante quando fundamos a Carburauto, existiam em João Pessoa os “papas” da carburação como O Gordo do Carburador, Chico Coré, Fonseca, inclusive até me criticaram quando entrei na área deles, mas entramos no mercado com a Webber, eu fui o único a entrar na fábrica vendo da fundição até o teste de qualidade dos carburadores, quando montamos a oficina, muitos acreditaram e com isso nos consolidamos no mercado, depois de 20 anos, eu tive um problema de saúde, e fiquei proibido de pegar peso, então preferi me afastar e dei a oficina para Daniel ficando com a Personal Car, empresa que atua fazendo a parte de customização de veículos. Somos pioneiros em João Pessoa há um ano e graças a Deus está funcionando pela credibilidade que temos. 

7. Hoje você atua como Personal Car, você acha que este é um segmento ainda pouco conhecido na Paraíba e, por que não dizer, no Nordeste?

Com certeza, a personalização de carros só existia no sul do país e aqui não existia, onde em 2009 realmente comecei o projeto, uma prestadora de serviço em João pessoa com consistência para realmente ficar no mercado.

8. Vemos nas ruas de João Pessoa e até fora do estado algumas de suas customizações de veículos. Os críticos conservadores dizem que você é um “matador” de veículos originais. O que você tem a dizer?

Cada um tem um posicionamento voltado para isso, se você chegar pra mim querendo fazer uma modificação quem sou eu para dizer que não. Se você quer fazer o trabalho e me contrata, lógico que vou fazer, agora essa história de dizer que sou matador de veículos fica a critério que de cada um. Em João pessoa o primeiro carro que eu fiz foi o Galaxei de Bruno da Meta, comecei a fazer um trabalho que já tinha sido começado ficou muito bem feito, lembrando que customização não foi inventada por Genessy, veio dos EUA à muitas décadas atrás.

9. Sabemos que você já organizou alguns eventos de arrancadas aqui em João Pessoa e que tiveram bastante êxito. Por que você parou de organizar?

Nós começamos na verdade em 1996 organizando corrida de karts, a própria federação não queria que eu organizasse, pois eu era conhecido como cabeça quente por ser muito certo e como tinha os arrumadinhos nas corridas eu coloquei o dedo na ferida, quando algo está errado eu corro atrás. O próprio Odilon disse que era difícil eu organizar uma corrida de kart, ele me deu uma chance um teste onde depois desse teste fizemos 22 etapas de kart, que podemos dizer que foi os dois melhores campeonatos que a Paraíba viu e assistiu. Em 2001 lançamos no mercado automobilístico da Paraíba a Arrancada, onde foi um sucesso, pois era realmente um produto promissor. Em 2002 não conseguimos a liberação, mas em 2003 conseguimos depois de uma verdadeira guerra e em 2004 também. Fizemos na pista do Aeroclube da Paraíba, que posteriormente tentamos e não conseguimos, existem pessoas dentro do Aeroclube que são muito radicais para o uso da pista onde não permitiram alegando que estraga o asfalto, na verdade borracha conserva o asfalto. Infelizmente não conseguimos demos abertura para Maceió e Recife que depois que fizemos a nossa fizeram arrancadas nos aeródromos. Hoje o resultado está ai, rasgaram a pista de lado a lado e não foi carro nem pneu que estragou, também organizamos o Rebaixacar que foi o melhor evento de tuning e rebaixados do estado da Paraíba.

10. João Pessoa é um lugar central e próximo aos grandes centros do Nordeste. Qual seria um local ideal para se construir uma pista de arrancadas em João Pessoa?

A própria cidade de João Pessoa é referência quando se trata de localização, acho que a PB008 é o local ideal para fazer essa pista. Outro ponto que as pessoas citam é: “por que não faz e municípios vizinhos?” A questão é que o autódromo de Pernambuco só não tem mais sucesso, pois é no interior do estado, se o Autódromo fosse em Recife não em Caruaru teria mais visibilidade. João Pessoa precisa de uma pista, pois a capital do estado é uma cidade costeira aqui tem toda estrutura para trazer sua família, assim uma pista de Autódromo pode ter mais sucesso, não estou dizendo que Caruaru não tem sucesso, Caruaru é conhecido mundialmente pelo Autódromo. João Pessoa já foi cobiçada pela própria Formula 1 em 2002 queria fazer uma pista junto com a Bridgestone para fazer teste de pneus, porém não cabe falar sobre isso agora, vamos trabalhar junto ao poder público para ter o nosso Autódromo.

11. Uma pista de arrancadas funcional e bem estruturada realmente tiraria o jovem “racheiro” das ruas?

Se eu falar que 100 % eu estaria mentindo, existem aqueles que têm o extinto de bagunça um dia podem até mudar, mas eu digo que 80% à 90% dessa galera que faz os pegas ilegais, onde somos totalmente contra (já fizemos até campanhas contra isso) com certeza teríamos uma redução grande dos rachadores de rua,muita gente iria se beneficiar a própria polícia de trânsito estaria voltada para outros tipos de ocorrências, pois não ia ter mais rachas, os gastos com a saúde iria reduzir, pois acidentes envolvendo corridas clandestinas iriam sumir. Uma pista iria tirar esse jovens da rua e ainda geraria empregos e o aumento de turistas no estado. Hoje saímos para outros estados, quando fazíamos a Arrancada aqui tinha gente de Caruaru, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, um deles saiu de Teresina em um Shelby Cobra, está registrado no seu site, eu acredito que uma pista de Arrancada ia melhorar muito, hoje eu costumo dizer que o piloto nasce e morre ao mesmo tempo, pois ele nascia no kart não tinha como sair, queria ir para outra categoria mas não ia, citamos, por exemplo o Leonardo Casado que era o rei das pistas de kart, depois que ele saiu do kart foi uma das estrelas que morreu, Fabrício Fechine, João Neto tentou ir para outra categoria e não conseguiu por falta de treino de mostrar realmente um cara que podia chegar lá, Matheus Borges, etc, se for citar todos aqui muitos que poderia está hoje em um Autódromo, para ter idéia Valdeno Brito corria com bandeira do estado de Pernambuco a carteira dele era de lá. A criação de talentos está sendo podada, nós temos talento demais e temos como lançar o piloto com patrocínio da gente. Existem várias categoria para trazer pra João Pessoa, mono marcas, onde tem Chevrolet, Ford, Fiat correndo, tem a Formula 3 que teve recente em Caruaru, a Formula Courrier, a Formula Truck a própria Stock Car. Falando da Formula Truck que ocorre todo ano em Caruaru, onde movimenta cerca de 4 milhões no final de semana da corrida. Por que não podemos fazer isso em João Pessoa, já teve gente da própria Formula Truck que queria construir um Autódromo aqui.
Podemos comparar o seguinte um campo de futebol pra fazer é cerca de 100 milhões, um ginásio exemplo do Ronaldão 60 milhões, um autódromo básico (Onde pode ter até Stock Car) é entre 15 a 20 milhões e por que não temos? Não desmerecendo o futebol que é o topo claro, mas o automobilismo é muito forte no Brasil. O poder público tem como vaiablizar à construção de um Autódromo e digo mais, um prefeito ou governador que fizer um Autódromo dentro de João pessoa terá um grande apoio da população.

12. Muitos entusiastas por preparação de motores chegam a pagar para trazer profissionais de outro estado, quando não enviam seus carros. Por que ainda não temos profissionais e oficinas qualificadas em termos de preparação aqui na Paraíba?

Isso é um ponto que seria muito fácil, pois não temos volume de serviço, quantas lojas existem em João Pessoa de equipamentos para competidores? Não temos nenhuma, tudo que a gente quer dentro da customização buscamos em São Paulo, aqui não temos, não tem volume de serviço, onde entra a questão porque se tivesse um autódromo teríamos um volume enorme, pois com certeza seria conseqüência.

13. Qual o melhor motor para se preparar para arrancadas?

Nós temos dois motores que dizemos que é bom para preparação que é o AP, 1.6, 1.8 e 2.0 (segundo os conhecedores o 1.6 é o mais resistente) o outro é o motor de opala, um gigante da preparação, mais com certeza o AP é o campeão, tem também o motor Chevrolet que é um bom motor mais esse se você não souber preparar só vai quebrar, mas não deixa de ser um motor bom para preparar. O próprio motor 16V é um motor melindroso mas quando você passa de 3mil giros é um “coice”. Meu carro mesmo é um 2.0 16V é um motor que tem ganhando também seu espaço.

14. Turbo ou aspirado?

Todas duas preparações são boas. Mas o turbo manda nessa questão, todos dois são bons dependendo de cada preparação, se você não tiver bons componentes qualquer motor é um quebrador, tem que ser uma preparação muito bem feita.

15. Porque o gol quadrado é uma lenda do mundo das preparações?

Eu já procurei saber também por vários setores por que é que esse carro tem essa fama, acho que foi por que ele que começou na arrancada, pela estrutura do carro que é ideal, o gol veio e ganhou essa coroa, tanto o quadrado como o bola g3 e g4, o VW é muito bom para arrancada.

16. Vemos algumas máquinas caríssimas e com uma preparação de alto nível perder em pistas de arrancadas como a de Caruaru para veículos de vários anos de uso e uma preparação de menos de 10 mil reais. Onde está o problema, no carro ou no piloto?

Rapaz eu dizia como eu falei na pergunta anterior tudo vem da preparação, exemplo: aqui em João Pessoa nos tínhamos um Uno de arrancada, onde uma vez a Caravam de Tico e Teco com mais de 50mil reais de preparação perdeu para o nosso uno até o dia que estourou o motor. Todos diziam que o motor era forjado mas não era, era só uma turbina, uma tração positiva que não era blocada, era soldada e um par de pneus Advam, Daniel meu filho largava dava dois pulos 1° e 2° e já era. O grande problema é que tem piloto que se preocupa com o concorrente, o que é errado, arrancada hoje é você e o relógio, esqueça o concorrente. Uma grande vantagem que Daniel tem, partiu e acabou, é contra o relógio. É o conjunto que tem que estar afinado o carro e o piloto.

17. Qual a mensagem que você gostaria de deixar para os jovens que são apaixonados por carros e velocidade?

Eu seria curto e grosso, curto afirmando lute para a nossa pista, e grosso dizendo que você é burro, você que faz pega de rua se não tem condições de ir para Caruaru não faça, se você está fazendo pega de rua você ta colocando vida das pessoas em risco e a sua também. Eu deixo a mensagem se você quer realmente fazer arrancada, entre numa corrente, entre num projeto, tem gente nesse projeto, quando for convidado compareça para que a gente lute junto para conseguirmos uma pista de arrancada ou um autódromo, vamos lutar para conseguir.

Obrigado a todos e pelo portal Garagem83.com.br um site que vem realmente levantando a bandeira do automobilismo da Paraíba, e vamos ter Sucesso. Aguardem!
Fonte: Garagem83

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