Garagem83 entrevista Elder Plínio Martins
1. Elder Plínio Martins, um dos maiores preparadores de Kart de competição do Brasil, com vários títulos conquistados, entre eles estão os campeonatos: paraibano, pernambucanos de Kart, de turismo, e outros. Elder, quando começou sua paixão por automobilismo e mais especificamente, por Kart?
A minha paixão por automobilismo começou desde pequeno com meu pai que corria de Kart e depois de automóveis, fui criado dentro da pista, realmente na “graxa”, no Kart em si comecei em 1991, onde teve os aperfeiçoamentos, corremos também de fórmula em Caruaru. Depois meus filhos, o primeiro a partir dos cinco anos que já corria e também o mais velho onde no ano de 2009 com 17 anos no seu primeiro ano de Kart foi campeão da graduados e no ano seguinte partiu para a categoria top onde fez duas primeiras corridas ganhando em primeiro, precisando parar em 2010 por falta de patrocínio, retornando em 2011, infelizmente aconteceu o que todos nós sabemos. Hoje existe uma equipe, onde temos oito pilotos e já conseguimos até brasileiro de Kart (título máximo do kartista nacional), Potiguar, Paraibano e Pernambucano, uma equipe com poucos anos de vida e muitos títulos. No início quem pediu pra formar essa equipe foi meu filho Eric, e hoje estamos liderando o pernambucano das quais três categorias, duas estamos na liderança. Temos oito pilotos na equipe com três pernambucanos e cinco paraibanos.
2. O Kart foi o passo inicial de grandes pilotos do passado e que hoje atuam na Fórmula 1. O Kart ainda é a grande escola de formação do futuro piloto de qualquer categoria?
O Kart hoje como escola, seria a alfabetização, está tão avançado que crianças com cinco anos já tem sua categoria, e a partir de 14 anos já podem correr de fórmula, o Felipe Massa por exemplo criou a categoria futuro junto com a Fiat, para ser o degrau para as categorias maiores como sul-americana, fórmula 3 e o campeonato europeu, e quem se destacar pode chegar na formula 1. Tudo começa no Kart, mas nunca o deixando de lado, a exemplo do próprio Felipe Massa, Schumacher, onde nas horas vagas estão treinando Kart, por ser uma categoria muito parecida com Fórmula 1 onde a velocidade chega a 330km na reta de 1km e o kart podendo chegar a 180km na reta de 120 metros.
3. Existe uma anedota que diz que aqui na Paraíba o piloto nasce, cresce e morre no Kart. É verdade e a que se deve isso?
Não, aqui na Paraíba não podemos dizer isso, temos a dificuldade, pois não temos um kartódromo, e temos que partir pra fora, onde o fator principal se chama o custo. Qualquer categoria que você realmente queira competir é muito caro no Nordeste, e muitos pilotos deixam de correr por falta de patrocínio, a dificuldade é grande, o Kart é a categoria mais barata, imagina as outras. Mas temos exemplos aqui na Paraíba como Fabrício Fechine que correu de Kart, correu de Fórmula Européia, sendo campeão Europeu, corre de marcas em Caruaru e ainda corre conosco de Kart em Recife. O Valdeno correu de Kart, depois passou pela fórmula e hoje ta em duas ou três categorias com destaque nacional. Podemos citar aqui os mais antigos como Roberto Santiago que foi campeão Brasileiro de Kart , e temos vários outros, o piloto não morre aqui, temos a dificuldade que é grande porque tudo é a falta de patrocínio.
4. Após utilizarem pistas improvisadas em estacionamentos de supermercados, ginásios esportivos e centros comerciais, a iniciativa privada construiu uma bela pista de karting no estado de Pernambuco. Por que você acha que ainda não construímos uma pista aqui na Paraíba?
Aconteceu um fato meio engraçado entre a Paraíba e Pernambuco, porque muitos anos teve uma pista de Kart aqui na Paraíba, e Pernambuco não tinha, vinha todo mundo de lá correr aqui, agora inverteu a situação. Em Pernambuco um empresário da construção civil chamado Carlos Teixeira construiu em sua fazenda em Paulista uma pista particular, pista com os padrões para sediar até um brasileiro de Kart e aqui em João Pessoa o governo do estado e prefeitura ainda não disponibilizou algo para uma pista, inclusive eu mesmo tenho um projeto pronto, onde já levei a vários deputados, vereadores para tentar conseguir algo com o prefeito ou governador, é um projeto sensacional onde iríamos construir a pista junto uma escola de mecânica para crianças carentes, nesse projeto a criança fazia 6 meses de curso, tendo direito ao curso frequentando a sala de aula e também teríamos convenio com várias concessionárias e essas crianças já treinados para o mercado de trabalho iriam ser empregados como aprendiz de mecânico, tendo uma vida social diferente. Nós iríamos profissionalizar essas crianças, o projeto está feito já faz sete anos e até hoje ninguém abraçou a ideia, estamos hoje tentando com setor privado, inclusive já tivemos algumas conversas, onde um empresário já disponibilizou uma área e tem mais dois ou três empresários para fazer a pista, é uma pena porque o projeto é bonito é para a sociedade, onde iramos tirar a criança que poderia está na rua, educando e tornando um profissional, esse projeto também teria parceria com o Detran, aonde iria ter aula de direção defensiva entre outros. O projeto existe no papel, falta aparecer alguém que coloque pra frente.
5. Relembrando as antigas corridas de Kart no Mario Andreazza, passando pela Lagoa e até na praia. Por que hoje não temos mais eventos desta natureza, já que não dispomos de um autódromo oficial?
Quando tínhamos o kartódromo, toda estrutura estava lá, era só colocar os pilotos na pista e fazer a corrida, mas quando passamos pra fazer uma corrida de rua, tudo é difícil, segurança, tem que ter apoio, claro o evento é belíssimo, mais o trabalho é enorme e a prefeitura não ajuda. Temos que ter ambulância, segurança, tudo. Eu fiz corridas de rua na praia, duas ou três na Lagoa fiz também em Cabedelo e uma em Campina Grande, mas sem apoio fica inviável. Hoje em dia todos nós coremos em Pernambuco, porque já tem a estrutura, onde temos os pilotos, os carros, sabemos fazer tudo, porém falta a ajuda do estado e prefeitura. Hoje infelizmente o Campeonato Paraibano de Kart é na pista de Pernambuco, como sou diretor de Kart, a federação (FAEP) me cobra um campeonato e como não temos uma pista nem apoio, a única alternativa foi fazer o campeonato junto com o de Pernambuco.
6. Qual a configuração dos Karts em atuação hoje e quais as categorias existentes?
Os Karts hoje começa na categoria Mirim idades 5 à 9 anos, motor de 4 tempos, 5,5 HP e com redutor de velocidade, depois vem a categoria Kadett de idades 9 à 11 porém sem esse redutor da categoria mirim, tornando o kart com 6,5HP. Temos a Junior Menor de 11 a 13 anos com motor 2 tempos refrigerado a água com redutor no escape e no carburador depois a Junior Maior com idades de 14 à 16. As maiores são graduados até 25 anos e entre 25 até 42 anos a Sênior. A mais avançada categoria é a Máster com motor 2 tempos. Temos também uma categoria chamada de Shifter com motor importado de moto com 6 marcha é uma categoria muito rápida com idade mínima de 14 anos, Kart podendo atingir 200KM em 120metros de reta, agora o chassi é diferente e com freio a disco nas 4 rodas devido a velocidade.
7. Quais as regras básicas de competição no Kart Indoor?
O Kart indoor é uma categoria pra quem não sabe andar de Kart ou para os amantes que sonha em ter um carro de corridas, está para se divertir, onde existe a tomada de tempo logo após a corrida. A regra das bandeiras do automobilismo é universal, no mundo inteiro, o piloto recebe a instruções e vai fazer o melhor nas pistas.
8. O Kart Indoor é uma atividade esportiva de muita adrenalina e diversão. O garoto ou garota que desejar se profissionalizar, o que tem que fazer? Há limite de idade?
Não, o Kart indoor a partir dos sete anos já pode andar, o kart indoor é a porta de entrada para o kart profissional, muita gente começa no kart indoor para depois passar para outra categoria. Exemplo: Minha equipe de oito pilotos seis vieram do indoor e hoje são todos campeões.
9. Como anda a nova localização da pista de Kart aqui em João Pessoa?
A pista de Kart indoor em João Pessoa está localizada no estacionamento do Hiper Bompreço na BR 230 a partir das 3 horas da tarde até 11 da noite, ficaremos lá até o dia 30 de novembro, traga seus amigos e familiares e venha se divertir.
10. Você é o atual diretor de Kart da Federação do Automobilismo da Paraíba. A equipe do Garagem83 gostaria que você deixasse um recado aos jovens e amantes desta modalidade.
Para os amantes da modalidade, procure um Kart indoor, solte toda sua adrenalina lá com segurança, a pessoa hoje que corre na pista de rua, saia da rua e venha matar sua vontade no indoor. Escutamos muita gente dizendo que coloca 250km em um determinado carro, mas quando chega no kart a 50km não faz a primeira curva, a esse pessoal eu faço um desafio, lugar de correr é na pista com macacão, luvas, protetor de costela, protetor de pescoço, na pista profissional temos até ambulância com para médicos e todos os carros andam na mesma direção sem nenhum perigo
Obrigado.
Garagem83: O Portal Automotivo do Nordeste!
Esta entrevista teve o apoio da:
Pizza do Paulista
Rua João Câncio Silva, 490 - Manaíra - João Pessoa - PB
Telefone: (83) 3247-5808
Reportagem/Fotos: Garagem83
Fotos cedidas: Elder Martins