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Entrevista com a equipe UFPBAJA

Image gallery 31/10/2011
[G83] O que vem ser o Projeto Mini Baja SAE? 

[BAJA] O Mini Baja, que envolve alunos de engenharia mecânica, de produção, de materiais e elétrica, consiste no projeto e fabricação de um veículo de estrutura tubular, para apenas um ocupante. O Baja, como é mais conhecido, deve ser capaz de vencer os mais diversos obstáculos, como troncos, valas e os mais diferentes tipos de terreno.  Todo ano acontecem competições de Baja pelo mundo, a nível internacional, nacional e regional. Estes eventos são organizados pela SAE (Society of Automotive Engineers), assim como a elaboração das regras para que cada instituição possa construir seu protótipo.

[G83] Quando teve início a equipe voltada para este projeto na UFPB? 

[BAJA] A equipe UFPBaja foi fundada em Outubro de 2005 por iniciativa dos irmãos Pedro, Paulo e João Araújo. Quem nos mostrou o caminho inicial de como a fazer um Baja foi a equipe da Universidade Federal de Pernambuco. De 2006 em diante, quando ficou pronto nosso primeiro carro, o UFPBaja Impreterível, a equipe não parou de evoluir.

[G83] Qual a configuração em termos de motorização e qual o processo de fabricação deste protótipo? 

[BAJA] De acordo com as determinações da SAE, o motor é padrão de 10HP e 305cc, de determinado modelo. Partindo do motor, todo o diferencial se dá pelo projeto dos outros sistemas do veículo, como transmissão e suspensão, além de uma estrutura leve. Todo o carro é fabricado e montado na UFPB, por nós estudantes. Porém, dependendo da complexidade do projeto, é necessária a busca por materiais menos usuais, como o alumínio aeronáutico ou aços tratados termicamente, assim como processos de fabricação mais precisos do que a soldagem e a usinagem tradicional.

[G83] Qual a composição desta equipe e qual a relação com a formação do futuro engenheiro mecânico voltado para o mercado automobilístico? 

[BAJA] A equipe possui atualmente 32 integrantes, sendo 15 deles recém admitidos. Anualmente são realizadas seleções para novos “Bajeiros”, na preocupação de que o conhecimento técnico sempre seja repassado dos concluintes para os iniciantes do curso. O projeto Mini Baja atualmente utiliza softwares com o mesmo nível de complexidade dos que são usados no mercado automobilístico e em várias competições. Além disso, o conhecimento de automobilística adquirido no projeto faz o estudante de engenharia capaz de projetar qualquer tipo de veículo, e ainda avaliar os já existentes. Como resultado, dos nove formados que passaram por nossa equipe, oito trabalham na indústria automotiva. Todos os que tiveram a intenção de trabalhar lá obtiveram a vaga. 

[G83] O que vem a ser a competição SAE Brasil e SAE Internacional? 

[BAJA] A competição nacional do Mini Baja, como é mais conhecida, avaliou mais de 66 equipes do país em Fevereiro deste ano. Todos os carros são submetidos a inspeções de segurança, provas para teste de freios, suspensão, tração, aceleração e velocidade e conforto. A avaliação ainda passa por uma apresentação oral frente a engenheiros com experiência no mercado, que são os juízes da competição. As três equipes mais bem colocadas ganham o direito de ir à competição internacional, realizada nos EUA.

[G83] E o enduro de resistência? 

[BAJA] É a prova mais crítica da competição nacional.  A corrida de longa duração ocorre em uma pista estilo motocross, com lama, pedras, saltos e troncos. São 4h de corrida, onde a pontuação se dá em relação ao número de voltas do primeiro colocado. Todos os carros andam no limite e, como sempre, são inevitáveis as brigas por posição, as paradas para reabastecimento e alguns ajustes no carro durante a prova. É muita adrenalina!

[G83] Qual o melhor resultado obtido pela equipe na competição nacional? E na regional?

[BAJA] Conseguimos por duas vezes ser a 12a melhor equipe do Brasil, em 2010 e neste ano, frente a mais de 60 times.  Do Nordeste fomos campeões em 2009 e obtivemos o terceiro lugar geral no ano passado. Estamos de bagagem pronta para a competição desde ano, que acontece nos dias 4,5 e 6 de Novembro.

[G83] Quando podemos vislumbrar este projeto tornar-se viável comercialmente e quanto seria o custo aproximado de um veículo como este? 

[BAJA] Durante a concepção de um protótipo baja, não se almeja inicialmente a viabilidade do projeto em larga escala, contudo, até pela questão dos custos, estamos sempre pensando em como fabricá-lo com maquinário existente no mercado. Ainda assim, o custo para a fabricação de um protótipo Baja está entre 50 e 70 mil reais, justamente por se tratar de protótipos. De qualquer forma, o projeto não tem a intenção de comercializar o Baja SAE em si, e sim de cercar o estudante com todas as ferramentas de engenharia possíveis para que ele possa projetar veículos totalmente viáveis durante sua carreira profissional.  

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Reportagem: Wellington Sena
Fotos: Wellington Sena e cedidas pelo entrevistado.


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