Durante o 13º Rota do Sol Moto Fest, realizado em João Pessoa/PB nos dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2011, o Garagem83 pode constatar muitos motociclistas oriundos de várias partes do Brasil. Motos potentes, lindas e estradeiras para todos os gostos; mas uma entre todas se destacava pela originalidade e irreverência: o triciclo do Cabo Lau, ou mais conhecido como tri-fusca. Cabo Lau nos concedeu esta rápida entrevista e contou-nos como foi que surgiu esta ideia de transformar um Fusca e uma moto em um novo veículo de três rodas.
[G83] Como surgiu a ideia de construir um tri-fusca?
[Cabo Lau] Esse triciclo foi um presente que um empresário chamado Eraldo, de Arapiraca/AL, ele me deu, através de outras amizades que tenho por lá, como Rosival e Lucineide. Eles me convidaram para ir à Arapiraca vender coletes, pois eu vendo coletes e acabei nesse dia não fechando negócio; e conversando com Eraldo eu disse que tinha intenção de vender minha moto e comprar um triciclo a fim de vender meu material. E Eraldo me disse: - Porquê você vai vender sua moto? Eu posso fazer o seu triciclo, pois estou pensando em montar uma fábrica e acho que vou te dar este primeiro triciclo de presente! Então, na revista MotoClube encontramos este conceito de triciclo “metade carro – metade moto”, em uma das fotos de um evento que houve em Daytona/USA.
No Brasil, este meu triciclo (tri-fusca) é único! Então eu topei e o Rosival foi quem idealizou juntamente com Lucineide. Eu comprei o Fusca e levei para Arapiraca e o Eraldo projetou e fez, sendo que este foi o único que ele produziu com carroceria de Fusca. Os outros são todos tubulares. A partir deste ele começou a fabricar em série. Quem quiser adquirir um triciclo, que nós chamamos de tri-fusca, ou mesmo na versão tubular, a empresa do Eraldo se encontra na cidade de Arapiraca, na GKE Inox ou GKE Triciclo. Chegando em Arapiraca é fácil chegar na GKE Inox, pois todo mundo conhece!
[G83] Como é o processo de fabricação deste triciclo?
[Cabo Lau] No caso deste Fusca, embora ele seja modelo 1977, após ser transformado em triciclo e registrado, ele passa a ser um novo veículo com modelo-ano 2011. O Fusca passa a não mais existir, dando baixa em tudo e virando um novo veículo: o triciclo. O triciclo como conhecemos hoje em dia trata-se de um veículo de três rodas, sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel.
Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos Volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo traseiro para duas rodas e carenagem para o passageiro.
[G83] Vocês participam de muitos eventos durante o ano?
[Cabo lau] Este é o 6º ano consecutivo onde sou o “destaque do ano” no Nordeste. Esse destaque é feito numa enquete onde votam além dos presidentes de MotoClubes, clubistas e associados para saber qual foi o motociclista que se destacou mais durante o ano em viagens, presença em eventos, etc. Este é o 2º ano consecutivo que sou 1º lugar e 6º, como já disse, o “destaque do ano”, pois nos anos anteriores era o nosso saudoso e conhecido no Brasil inteiro, o Eli Obelisc, falecido já há 2 anos, na qual tive a honra de conhecê-lo pessoalmente.
[G83] O formato do veículo chama muito a atenção das pessoas por onde passa. Você já se acostumou com isso?
[Cabo Lau] Realmente nos lugares onde eu vou, seja em Petrolina, Mossoró, Fortaleza, Natal e até aqui em João Pessoa, as pessoas fazem questão de que eu pare para tirar fotos com estas pessoas. Até fui parado pela Polícia Rodoviária Federal na qual o policial me parou apenas para fotografar o triciclo. Vocês mesmos viram que um motorista de uma Mercedes, um carro de uns 360 mil, parou para tirar uma foto! – As pessoas gostam de coisas exóticas! Porque triciclo tubular todo mundo já é acostumado a ver... mas nessa versão aí é algo difícil de se ver.
[G83] Então quer dizer que qualquer veículo serve para se fazer um triciclo?
[Cabo Lau] Sim. Foi feito este aí e também pode-se fazer com carroceria de Brasília, de Bugre. Temos até um que já foi feito com a traseira de um Cobra. Acho que isso não é o problema, pois as ferramentas o Eraldo tem! Basta levar o carro pra passar a serra. Essa fábrica GKE Inox é a única da região do Nordeste. Existem outras menores de fundo de quintal que fabricam e não homologam. Tem gente que viaja até o Sul do país para comprar um triciclo por 30, 40 mil reais! Lá em Arapicar/AL, a GKE Inox entrega pronto e homologado por cerca de 20 mil reais! – Só quem sabe a estrutura de um triciclo GKE quem possui um que aguenta pau, buracos, estrada de barro, etc.
[G83] Qual a motorização destes triciclos?
[Cabo Lau] Olha, cada MotoClube possui suas próprias regras. Esse tri-fusca aí possui um motor original 1300 e nós e o pessoal de Surubim andamos no máximo a 100 Km/h. Quem é estradeiro mesmo não anda com o pé embaixo! Poderíamos colocar um motor AP, que bebe mais e tem um som mais bonito, mas qualquer motor pode ser adaptado para um triciclo. Vai do gosto de cada um e do bolso também. (risos)
Garagem83.com.br - O Portal Automotivo do Nordeste
Reportagem/Fotos: Wellington Sena / Elton Andrade