Matérias

Entrevista com o ex-piloto Pernambucano Adésio Santos

Image gallery 22/11/2011
[G83] Adésio Santos, quando começou sua paixão pelo automobilismo?

[ADÉSIO] Desde quando era criança.

[G83] Quais categorias que você correu no automobilismo? 

[ADÉSIO] Competi de Formula F, Speed 1600, Super Speed (SP), Super Speed (PE), Autocross e Stock Car 1997.

[G83] Sabemos que você já organizou alguns eventos de arrancadas em Pernambuco e que tiveram bastante êxito. Por que você parou de organizar?

[ADÉSIO] Organizei por uma opção dos pilotos de arrancada que na época o atual presidente da federação era quem realizava e de uma maneira dura disse que só fazia o evento se o pessoal pagasse certa quantia para ele adiantado isso no ano de 2002, então foi quando organizei no final de 2002 e todas as etapas de 2003 chegando a um sucesso incrível.

[G83] Em relação aos campeonatos de arrancada que acontecem no Nordeste, você sentiu a evolução deles ao passar dos anos? 

[ADÉSIO] Sim, mas isso foi ruim pra região por que um ou dois que podiam, investiam e os outros não, ai começou a diminuir a participação dos pilotos.


[G83] Você começou competindo em campeonato de Cross (BMX) e depois entrou no automobilismo. Como se deu esta mudança?

[ADÉSIO] Na época fazia rachas de rua e tinha um fusca muito forte... Em uma determinada noite levei um monte de tiros da polícia, foi quando decidi parar de fazer rachas na rua, e me dediquei de corpo e alma no Autódromo de Caruaru.

[G83] Você era conhecido nas antigas corridas de marcas como o “Pesadelo da Galera”, é verdade?

[ADÉSIO] Era muito forte o meu fusca, isso deixava a galera maluca!

[G83] Qual foi o segredo do seu Fusca de corridas conhecido como “O Vermelhão”?

[ADÉSIO] Tecnologia de ponta e muito bem preparado!

[G83] Você chegou a competir em outros autódromos?

[ADÉSIO] Andei em Interlagos em 1996 ficando em terceiro lugar na categoria Super Speed, ganhei várias corridas no Autódromo de Fortaleza/CE e também ganhei no Speed Barro na Bahia.

[G83] Qual foi sua experiência em correr no Autódromo de Interlagos. Conte-nos como você chegou a competir lá.

[ADÉSIO] Poxa bem difícil, pouco treino, carro alugado e com limites de RPM!

[G83] Vendo suas fotos antigas, virmos que as corridas eram bastante agitadas no Autódromo de Caruaru; em sua opinião, por que hoje não é como antigamente?

[ADÉSIO] Na época era novidade e muito bem divulgada.

[G83] Você chegou a competir em outros carros de corridas além do seu fusca?

[ADÉSIO] Vários carros... Voyage, Opala, Gaiola... Entre outros.

[G83] Nas Arrancadas que teve na Paraíba, você chegou a competir com seu fusca que era preparado para circuito, qual foi sua colocação, e o que você achou sobre as Arrancadas Paraibanas?

[ADÉSIO] Na Arrancada de João Pessoa, fiz a locução, vistorias, organizei a largada e competi no meu fusca.

[G83] De que você sente mais saudade neste mundo de arrancadas?

[ADÉSIO] Da “gréia” em si, Arrancada tem que ter um pouco de Maloqueiragem.
 
[G83] Vendo suas fotos, você teve um elo de amizade com Nelson Piquet, Antonio Pizzonia, Beto Monteiro, Tony Kanaan, Vadeno Brito entre outros, qual sua ligação com eles nos dias atuais.

[ADÉSIO] Só o Beto Monteiro que é meu amigão de verdade. Nelson Piquet ainda correu junto no Autódromo de Fortaleza por dois anos comigo, época muito boa por sinal.

[G83] Deixe uma mensagem final para todos aqueles amigos, e amantes do automobilismo.

[ADÉSIO] Amo as corridas de coração e esse é um ingrediente muito importante para se alcançar a glória...

Garagem83 - O Portal Automotivo do Nordeste!
Reportagem: Elton Andrade
Fotos: Cedidas pelo entrevistado.

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa