[G83] Foi uma grata surpresa para a comunidade de pilotos, equipes, mecânicos e entusiastas de automobilismo saber que você estará promovendo as arrancadas na cidade de Caruaru/PE em 2012. O que foi que aconteceu para você voltar a organizar arrancadas e, agora, fora do estado da Paraíba?
[Genessy] Wellington, eu diria o seguinte: o guerreiro está ferido, mas não morto! Nesse período todo em que nós ficamos afastados, nunca eu disse que não faria mais... pelo contrário, a gente estava sempre em contato com algumas pessoas pra ver se conseguia a viabilidade de fazer alguma coisa aqui em João Pessoa. Nós temos um mercado muito prejudicado, porque é muito complicado fazer algo aqui em João Pessoa em termos de eventos; e me surgiu esta oportunidade lá em Caruaru/PE e eu fiz o que tinha de ser feito. Como você mesmo disse, o pessoal gosta do nosso trabalho, da nossa organização, sabe como nós gostamos de fazer com seriedade e profissionalismo..., então, sabendo de como a turma gosta dos nossos eventos a gente resolveu enfrentar essa batalha e eu espero fazer um trabalho como nós estamos acostumados a fazer.
[G83] Você recentemente esteve reunido com o presidente da FPA (Federação Pernambucana de Automobilismo), o Dadai. O que ficou definido nesta reunião?
[Genessy] Olha, eu tive uma grata satisfação ao conversar com Dadai, porque primeiro eu falei com ele por telefone e ele se prestou, como não poderia ser diferente, pelo caráter dele, em que não teríamos problema algum e eu até brinquei como ele dizendo: - Dadai, eu gosto de falar olhando olho no olho! E ele disse: - Eu também! Mas pode vir à Recife que a gente conversa sem problema nenhum. E eu fui à Recife. Dadai me recebeu muito bem. Nós já nos conhecíamos de outras épocas quando ele promovia eventos de arrancadas, já esteve aqui conosco e não poderia ser diferente: eu saí de Recife com um documento em baixo do braço onde diz que a arrancada que nós iremos promover em 2012 em Caruaru será totalmente reconhecida pela Federação Pernambucana de Automobilismo. E isso, pra gente, é uma imensa satisfação ter esse reconhecimento.
[G83] Quantas serão as etapas realizadas em Caruaru/2012? Elas farão parte da Copa Nordeste?
[Genessy] Olha, nós iremos fazer 4 etapas! Eu acredito que a gente poderá congregar junto à Fortaleza, à Salvador, acho que Aracajú, fazermos uma etapa da Copa Nordeste em cada um dos estados. Ou seja, uma destas etapas realizadas em Caruaru no próximo ano fará parte da Copa Nordeste e tudo indica que nós iremos conseguir que uma destas etapas faça parte do Brasileiro de arrancadas como vinha existindo nos anos anteriores. Então, eu já quero deixar aqui registrado as datas em que nós iremos realizar tais etapas: 1ª Etapa Regional * 31/03/2012 e 01/04/2012; 2ª Etapa Regional * 21 e 22/07/2012; 3ª Etapa Regional * 15 e 16/09/2012; 4ª Etapa Regional * 17 e 18/11/2012 (Todas já inseridas no calendário do Garagem83) Então este será o pacote das etapas que estaremos divulgando já a partir de agora porque nós temos um grande trabalho para ser realizado. E como dizia meu pai: Quem é coxo parte cedo! – e é o que a gente está fazendo.
[G83] O “Festival de Arrancada Regional” será organizada de que forma?
[Genessy] Olha, a gente está fazendo a coisa da melhor maneira possível. Cada etapa irá valer para o campeonato, até porque é uma copa... mas nós iremos em cada etapa trabalhar com carros de rua, originais de rua, para que possamos dar “gosto” ao pessoal que é fanático, vamos dizer assim, por automobilismo... dar aquele “gostinho” para que o piloto possa trabalhar, quem sabe, um carro preparado e partir para o profissionalismo. Também teremos a atração de carros profissionais da arrancada; iremos também convidar o pessoal da motovelocidade com motos a partir de 600cc; iremos ter shows de manobras radicais, tanto de carros quanto de motos! Nós estamos trabalhando para que cada primeiro lugar de cada categoria seja premiado em dinheiro; nós estamos trabalhando da mesma forma em realizar sorteios para o público, tal qual fazíamos nos festivais aqui em João Pessoa. E para isso é preciso termos um grande aparato nos bastidores, inclusive com bons patrocinadores. Esta é uma força conjunta que devemos unir tanto o poder público quanto o poder privado, mostrando que todos podem ganhar e ter retorno com o campeonato de arrancada que iremos promover, se Deus quiser!
[G83] As etapas de arrancadas em Caruaru, ao longo dos últimos anos, vinha perdendo fôlego, tanto de pilotos quanto de público. O que você irá fazer para reativar este segmento em nossa região?
[Genessy] Primeiramente eu quero fazer o convite a todos os pilotos que já nos conhece, sabe o trabalho que a gente faz... sabe a garra que nós temos para fazer o campeonato e darmos uma alavancada nesse pessoal que, por algum motivo, se afastou ou se desmotivou; enfim, que estava sem vontade pra correr. Mas, o que a gente está fazendo para retomar... porque nós realmente chegamos “junto” dos pilotos, das equipes, dando a atenção necessária, condições para trabalhar e correr, além de faze um trabalho sério. Acho que isso é o que todos esperam. Como digo nos briefings antes das corridas: Eu não tenho amigos nem inimigos, eu tenho um regulamento a cumprir. Agora neste mesmo regulamento sempre tem uma brecha em que a gente trabalha com certo “jogo de cintura”, mas sem abrir precedentes pra ninguém! E trabalhando sério queremos trazer de volta essa turma para nossas arrancadas.
[G83] A disputa na categoria “desafio” tem crescido bastante, a exemplo de Fortaleza. A “desafio” vai continuar?
[Genessy] Com certeza! Isso é uma forma de trazer pessoas que não são profissionais mas que querem ter o “gostinho” de fazer um desafio, fazendo 2 ou 3 puxadas e sentindo-se satisfeito. Nós iremos continuar com a categoria desafio, mas de uma maneira diferente: nós não iremos trabalhar com loteria, mas com tempo. Vai ser tipo “mata-mata”, onde quem tiver o melhor tempo da puxada será classificado para a próxima e assim por diante. Mas se o mata-mata não estiver legal, nós iremos bolar outra forma de classificação.
[G83] O autódromo de Caruaru é um equipamento que deverá receber reformas em breve para abrigar categorias de campeonatos nacionais de maior vulto. Isso vai prejudicar as etapas do regional de arrancadas?
[Genessy] Pelo contrário, nós vamos trabalhar em consonância com esses eventos. A fórmula Truck não haverá problemas porque vai ser realizada em Maio. E se por acaso houver sobreposição de datas de alguma etapa nossa com etapa nacional, prevalecerá a data do nacional. Isso faz parte do regulamento e procuraremos adequar da melhor maneira possível nossas datas para não prejudicar equipes e pilotos. Lembrando: uma etapa nacional tem preferência sobre uma estadual e esta, sobre uma regional. Isso é uma coisa que não temos que discutir, pois faz parte das regras da CBA. Mas estas nossas datas, segundo Pedro Manuel, diretor do autódromo de Caruaru, não terão nenhum choque com outras datas.
[G83] Você organizou com bastante sucesso algumas etapas de arrancadas em João Pessoa/PB em locais longe da estrutura de ser um autódromo fechado. Com essa experiência, você acha que está credenciado para elevar Caruaru ao nível de Fortaleza?
[Genessy] Nós estamos começando um trabalho e todos sabemos que Fortaleza é capital do estado do Ceará; já Caruaru é uma cidade interiorana, distante de Recife e isso prejudica em algumas coisas, tanto em termos de patrocínio, público e custo de deslocamento. Temos que dar a César o que é de César; o autódromo de Fortaleza está praticamente dentro da capital, facilitando em muito o acesso e patrocínio. Fred vem trabalhando arrancadas em Fortal desde 1996; ele é carioca, chegou em Fortaleza com uma grande bagagem de experiência e lá tem levantado esta bandeira com muito trabalho e sucesso. Mas quem sabe daqui a 4 anos possamos chegar num patamar próximo aos eventos realizados no autódromo de Fortaleza!
[G83] As etapas das arrancadas em 2012 serão intercaladas por Track Days numa parceria com o portal Garagem83. Fale-nos desta parceria.
[Genessy] Isso é uma coisa muito interessante, porque o Track Day é uma febre que está tendo no Brasil inteiro. E o Nordeste é Brasil, não poderia ficar de fora dessa modalidade de evento. E uma coisa interessante que nós vemos é que está existindo um “despertar” dos apaixonados por carros e que tenho certeza vai ser bem organizado, tendo em vista um regulamento simples e objetivo dos Track Days realizados em outros autódromos. Juntar carros esportivos de alta performance, turbinados, aspirados e originais de fábrica num circuito para vermos as habilidades dos pilotos experientes e iniciantes. É também a oportunidade de pessoas tirarem seus carrões da garagem e dar umas belas “pisadas” num local seguro e adequado para tal evento. Automóvel é para se mover e não ficar parado! – E o Garagem83 dispensa comentários em termos de penetração nas redes sociais é um grade veículo de divulgação no Nordeste. Esses eventos intercalados serão positivos para ambos os eventos; é como venho dizendo: estamos tentando agregar nossa região voltada para estes eventos que de certa forma irão mexer com a turma que gosta de carros. Então um equipamento como o de Caruaru não pode ficar ocioso e esperando o tempo acabar! Garagem83 e Genessy Personal Car será, com certeza, uma parceria de sucesso.
Relembre no álbum acima as arrancadas organizada por Genessy Vanderlei no Aeroclube da Paraíba (2001, 2003 e 2004).
Garagem83.com.br - O Portal Automotivo do Nordeste
Reportagem/Fotos: Wellington Sena
Fotos: Cedidas pelo entrevistado / Wellington Sena