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Pelada de Tirar o Fôlego – Testes com a nova Honda CB1000R

Image gallery 12/02/2012
Caros amigos motociclistas e admiradores do motociclismo, o Garagem83.com.br começará a abordar matérias com fotos e vídeos deste segmento das duas rodas, para isso estamos contando com a presença do amigo Thiaggo Evaristo, presidente do Preguiças do Asfalto Moto Clube, onde ele vai fazer testes e comparativos das melhores motos do mercado.

Pelada de Tirar o Fôlego!

Nesta apresentação vocês irão se deparar com uma Naked de tirar o fôlego de qualquer pessoa, seja ela entusiasta do motociclismo de qualquer segmento, ou mesmo aqueles que desconhecem totalmente o mundo das duas rodas. Trata-se de uma Naked que se encaixa na categoria das “Street Fighters”, categoria esta que está virando febre no mercado das duas rodas. 

Definição básica desse estilo de motocicleta pode ser dada como: moto preparada para enfrentar as ruas das cidades, porém com cilindrada, potência e torque exagerados, podemos até chegar ao extremo de dizer que seu torque e potência parecem ser infinitos para enfrentar esse tipo de cenário. Nas Street Fighters o desenho sempre é muito agressivo, dando essa impressão de moto meio que “bad boy”. 

Bem, deixaremos de “mi mi mi” e vamos direto ao ponto... Estamos falando da Honda CB 1000R. Que no Brasil a família CB se tornou completa com sua chegada ao mercado. Sendo assim, o cliente dispõe de nakeds que podem encaixar com seu estilo (BOLSO). Sendo na escala, CB 300R, CB 600F Hornet e nossa estrela a CB 1000R, todas com a opção de ser adquirida com sistema C-ABS de freios.

Tive o prazer de testar esta moto, onde fui apresentado quando ainda se encontrava zero KM, de cara me apaixonei, seu visual é bastante moderno e faz com que tenhamos a sensação de estar estrelando o filme Transformers, aparência arrebatadora com detalhes que fazem muita diferença, como balança traseira mono-braço, deixando a roda traseira toda exposta vista do lado direito da moto, na dianteira nos deparamos com seu conjunto óptico muito bem acabado onde dispõem de uma parábola com sete Leds brancos para dar o charme a mais na dianteira dentre outros mimos que poderão conferir nas fotos e vídeos dessa super máquina.

Ao montar na moto, logo me chamou atenção o seu guidão posicionado em cima da mesa superior e com formato quase reto, ao rodar a chave percebemos seu painel com iluminação azul e com boa leitura, dispondo de um velocímetro digital, conta giros digital, marcador de temperatura , odômetro, marcador de combustível, trip A e trip B.

Ao girar a chave e dar a partida, percebemos ao que veio essa grande máquina, seu ronco grave pode pôr um pouco de medo para aqueles que não são acostumados a uma tetracilíndrica de alta cilindrada, porém ao acionar a embreagem, engatar a primeira marcha e descolar a embreagem, sente-se uma sensação de que a moto é menor do que aparenta ser, o encaixe das pernas fica perfeito (tenho 1m e 79cm de altura), dá pra sentir-se muito seguro e confortável. Em baixos giros (até uns 4000) ela não vai te dar susto algum, porém percebe-se que o motor está apenas preparando para o vôo que terás a possibilidade de embarcar ao puxar mais o punho direito. O seu coração bate liso e não oferece nenhuma vibração ao piloto, característica de motores de quatro cilindros em linha. O que impressiona é sua capacidade de entregar torque e potência em quase qualquer giro e qualquer marcha que esteja engatada. Como disse anteriormente, parece ser infinito sua potência e torque. Pode-se rodar com ela passeando tranquilamente de sexta marcha e a 60 km/h só tocando no acelerador e ela não irá reclamar, se quiser ir um pouco mais forte, basta girar o acelerador e ela vai desenvolver a velocidade de forma a te impressionar  mesmo estando apenas a 60 km/h e de sexta marcha.

Na tocada mais forte... SOCORRO! Logo se percebe que não é uma moto para iniciantes que se ludibriam pela adrenalina, ela exige muita perícia na hora de acionar o acelerador. Chega a ser praticamente impossível descolar a embreagem de primeira marcha e girar o punho até o fim... Digamos que se fizeres isto, você irá receber um coice de seus 125cv e seus 10 kg de torque.

Sua suspensão é firme, porém com opção de ajustes na dianteira e na traseira. Na dianteira ela conta com uma suspensão invertida e na traseira ela conta com uma suspensão mono amortecida. Seu conjunto de suspensão é muito confiável e deixa a moto sempre estável e na mão.

Seus freios são poderosos, afinal pra parar um canhão desses é preciso de muito freio. Nesse modelo testado tivemos a experiência com o ABS combinado da Honda, onde o mesmo é projetado para não deixar as rodas travarem e calcular a frenagem na dianteira e traseira, redistribuindo a frenagem de modo mais eficaz.  O C-ABS é muito bem vindo e vale cada centavo a mais investido. (Cerca de R$2.500)

Seus pontos fracos a meu ver são: Seu farol de parábola única para iluminação, deste modo usando uma lâmpada H4, que quando se usa a luz alta a baixa se apaga, fazendo com que ao se usar a luz alta perceba-se um tanto quanto escuro próximo à motocicleta, seria bem vindo um farol com dupla parábola usando uma luz pra baixa e outra pra alta. O outro ponto, não chega a ser um ponto fraco, pois é uma característica de uma moto naked, seja ela qual for, que é o fato do grande impacto de vento sofrido pelo piloto ao guiar um pouco mais forte, sendo assim se torna um tanto quanto torturante manter velocidades elevadas por muito tempo nessa máquina, e cá entre nós, ela parece que te chama pra uma experiência um pouco mais radical.

Em suma a Honda acertou numa moto muito divertida de tocar, que te passa muita confiança e chama muito atenção onde passa. Não existe nenhum frentista que não faça um interrogatório ou mesmo outros motociclistas que passam na rua e só faltam torcer o pescoço para observá-la desfilar. 

Após apresentar-lhes nossa grande estrela da vez, é hora de apresentar o homem que vos informa, sou Thiaggo Evaristo, tenho 25 anos e uma história de amor ao mundo das duas rodas desde os meus 13 anos de idade. Com muito amor ao mundo das duas rodas espero tirar qualquer dúvida e receber críticas construtivas, ou não, dos amigos que aqui empregaram seu tempo a ler o que escrevo. Aqui está o meu e-mail: [email protected] e espero que tenha agradado a todos.

Tentarei responder o mais rápido possível, desde já deixo aqui o agradecimento aos amigos leitores e obvio não poderia deixar de agradecer aos diretores do Garagem83, agradeço o espaço que aqui foi disponibilizado, espero está trazendo sempre novidades sobre o mundo das duas rodas para vocês leitores paraibanos. 

Um agradecimento todo especial ao Engenheiro Civil, André Ricardo, que é proprietário dessa bela máquina que foi testada com apenas 275km rodados. André Ricardo estava apenas de passagem por nossa cidade e domingo dia 12 de fevereiro pela manhã segue em direção a Fortaleza-CE, logo após nossos testes. André Ricardo é participante do Moto Clube Preguiças do Asfalto e essa é sua primeira motocicleta de grande porte. Bons ventos para ele!

Ficha técnica:
Motor: DOHC, 4 cilindros em linha, 4 tempos
Cilindrada: 998,3 cm³
Sistema de alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI
Potência máxima: 125,1cv a 10.000rpm
Torque máximo: 10,1kgf.m a 7.750rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 17 litros
Tipo de chassi: Diamond em alumínio
Comprimento x largura x altura: 2.105 x 805 x 1.095mm
Pneu dianteiro: 120/70 – ZR17
Pneu traseiro: 180/55 – ZR17
Peso seco: 204kg (Standard)
208kg (C-ABS)
Cores: Verde metálico e preto

Modelo testado é com C-ABS e foi adquirido em Recife-PE, Seu preço final foi algo em torno de R$45.000.

Galeria de fotos da CB 1000R: http://www.garagem83.com.br/galeria/seu-carro-em-destaque/89,,honda-cb1000r.html

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Reportagem: Thiaggo Evaristo
Fotos e Vídeos: Elton Andrade

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