Torque, esportividade e design arrojado. Por fora demonstra o que, por dentro, impressiona quando se pisa forte no acelerador: força e tecnologia. A equipe do Garagem83 foi convidada pela concessionária J Carneiro Renault em João Pessoa/PB para um Test Drive na mais nova sensação de vendas no ramo de esportivos da categoria: Renault Fluence GT. E não é pra menos! É o primeiro esportivo desenvolvido pela Renault Sport para o mercado brasileiro.
Ao entrar no carro a primeira coisa que chama a atenção é o design leve e ao mesmo tempo objetivo, ou seja, nada de perfumarias desnecessárias. Botão de ignição START/STOP, volante de três raios totalmente revestido em couro e acabamento em Black Piano, com detalhes em preto brilhante e costuras vermelhas, detalhes típicos de um puro sangue. Os bancos revestidos em couro com a marca GT em vermelho faz-nos relembrar a linha Recaro. As pedaleiras, como não poderia deixar de ser, são totalmente em alumínio. O painel digital, além de preciso e objetivo, mostram digitalmente a velocidade e o consumo de combustível, que roda apenas em gasolina. Mas quem realmente procura um esportivo não pode exigir câmbio automático! – O Fluence GT vem equipado de fábrica com câmbio manual de 6 marchas a frente e ré. Dessa forma, o motorista têm um maior domínio sobre o veículo em qualquer situação, inclusive nas retomadas. Esportividade pressupõe domínio do piloto sobre o veículo, e não ao contrário.
Mas o que mais nos impressionou neste Test Drive numa manhã de sábado, sob sol forte, em algumas retas asfaltadas da região metropolitana pessoense, foi o elevado torque entregue pelo motor 2.0 16V DOHC Turbo: 30,6 Kgf/m. A 100 Km/h, ao pisarmos fundo no acelerador, o bólido dá um chute que chega a cantar pneus. Na terceira marcha chegamos a 130 Km/h sem muito esforço; na quarta marcha, próximo aos 180 Km/h, faltou espaço e tivemos que fazer uma curva fechada, forçando-nos a reduzir bruscamente. Mas isso não foi problema, porque o GT é equipado com freios ABS nas quatro rodas, distribuídos eletronicamente, fornecendo respostas rápidas de frenagem. A suspensão dianteira é McPherson, com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos, dando um maior conforto nas curvas. Teto solar elétrico, com sistema antiesmagamento, é outro detalhe esportivo e charmoso.
Uma outra característica marcante no Fluence GT é a explosão nas saídas de 0 Km/h, além do excelente torque nas subidas e nas ultrapassagens. É um carro diferenciado que proporciona bastante emoção para quem gosta de acelerar com segurança, sempre respeitando os limites de velocidade, obviamente. “Ter uma máquina como esta para ficar andando apenas dentro da cidade, em baixa velocidade, vai estar subutilizando-o” – afirmou um dos expectadores atentos ao Test Drive do Garagem83. Mas a estabilidade nas curvas é incrementada pelas rodas de Liga leve R17 equipadas com pneus de perfil 205/55. Um esportivo que alcança alta velocidade rapidamente também em função da relação peso/potência; o Fluence GT é leve e possui 180 cv de potência, fazendo com que supere seu concorrente direto em determinados aspectos. O porta-malas de 570 L tem espaço suficiente para comportar a bagagem de cinco ocupantes. O ar-condicionado digital cumpre seu papel e refresca o carro por inteiro. O espaço interno é o mesmo do Fluence e oferece conforto em todas as cinco posições dentro do carro.
E não podemos apenas nos limitar a falar sobre potência e segurança deste esportivo que, na verdade, a Renault inovou, trazendo para o mercado brasileiro uma opção diferenciada. O GT é equipado com um belo sistema multimídia e GPS de alta definição (sistema de navegação Carminal TOM TOM integrado ao painel, com controle remoto e tela coloridade 5 polegadas). Faróis de Xenon com regulagem automática de altura e lavador, sensor de chuva com acendimento automático dos faróis são apenas algumas dos equipamentos de série. O Fluence GT vem completo de fábrica, não permitindo variações de opcionais. O Fluence GT deve entrar mais forte na briga dos sedãs médios, principalmente para quem busca um modelo menos "careta" dentro deste segmento. O portal Garagem83 aprovou o novo esportivo da Renault. É um carro diferenciado e que não deixa a desejar em nenhum aspecto em relação aos seus concorrentes diretos em termos de elegância, acabamento e esportividade. Está disponível em três cores: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0 16V DOHC Turbo (TCE 180)
Torque (kgf.m@rpm): 30,6 kgf.m (gasolina) @2500 rpm
Cilindrada (cm3): 1.998 cm3
Potência máxima (cv@rpm): 180 cv (gasolina) @5.500rpm
Tanque de combustível: 60 litros
Volume do porta-malas (litros): 530
Combustível: Gasolina
Preço sugerido: R$ 84.900,00
Agradecimentos: Concessionária J Carneiro em João Pessoa/PB
Venha fazer um Test-Drive você também:
Avenida: Presidente Epitácio Pessoa, 2122 - João Pessoa – PB - Telefone: (83) 3515-9101
Visite: http://www.jcarneiro.com.br/
Texto/Fotos: Wellington Sena
Garagem83 - O Portal Automotivo do Nordeste!