Notícias

Encontro de carros antigos na entrega do novo Memorial da Assembleia Legislativa da Paraíba.

10/11/2011
A Paraíba vai voltar no tempo durante a solenidade de inauguração do Memorial Parlamentar do Poder Legislativo do Estado, evento que contará com exposição de carros antigos, performance de atores com roupas de época e a musicalidade da tradicional Banda 5 de Agosto. 

Tudo isso será realizado na manhã desta quinta-feira (10.11), na área próxima ao prédio da Assembleia Legislativa, ocasião em que o presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), cortará a fita de inauguração do Memorial. 

O Memorial possibilitará ao cidadão uma visão dos vários tempos ao longo da história da Paraíba, bem como rever, memorialisticamente, de forma organizada e voluntária, fotos e informações de 185 anos de atividades legislativas. 

Primeiro museu aberto ao público do Estado, o Memorial conta em seu acerco com 4.400 metros lineares de documentos, que relatam sessões plenárias, projetos, discursos, correspondências e pareceres, além de mais de 20 mil fotos em diferentes suportes dos deputados e personalidades que passaram na Assembleia nos últimos 185 anos. 

O Acervo Histórico conta ainda com uma biblioteca, com obras relacionadas à atividade legislativa. Toda essa riqueza está caprichosamente organizada em um prédio histórico, que foi restaurado e revitalizado para abrigar o Memorial, localizado na rua Duque de Caxias, esquina com a rua Padre Malagrida (Beco da Faculdade de Direito), o que o tornará uma referência em pesquisa da história do Estado, com maior foco para a atividade parlamentar.

A proposta de implantação do Memorial Parlamentar do Poder Legislativo da Paraíba se fundamenta no valor do objeto do Memorial, isto é, da História da Assembléia em si; no valor do resgate dessa documentação, para a própria história da Paraíba e do Brasil; e no valor do Memorial para os cidadãos paraibanos. 

Apesar da grande representatividade do seu acervo patrimonial, a Paraíba possui uma tradição de preservação de acervos bastante deficitária, fato constatado a partir da ausência de museus no Estado.

O Memorial pretende socializar as informações numa disposição de temporalidade, permitindo a visualização de permanências e transformações das experiências coletivas do povo paraibano. 

Com base no seu projeto inicial, o Memorial será muito mais que um prédio, ou uma coleção de documentos e objetos. O Memorial será, na realidade, a referência de um Poder que legisla em prol dos cidadãos, lugar por onde passam as decisões e são registradas nos documentos que formam a história do Estado. 

Início 

O processo de musealização do Memorial foi iniciado por um seminário público realizado em novembro de 2008, conforme informações prestada pelo Diretoria de Cultura e Memorial do Poder Legislativo. O Seminário buscou estimular uma reflexão acerca da história da política paraibana e fundamentar, teoricamente, a implantação do Memorial Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado, no qual participaram professores, historiadores, e parlamentares. As informações foram prestadas pela Diretoria de Cultura e Memorial do Poder Legislativo da Paraíba.
Fonte: http://www.al.pb.gov.br

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa