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Honda Civic 2012 muda tudo para voltar à liderança

29/11/2011
Honda Civic 2012 muda tudo para voltar à liderança
Sedã ganha novo visual para tentar bater Corolla e deve manter preços atuais

Quem vê as fotos, pode ter a impressão de que o Civic mudou pouco. Mas basta chegar perto do sedã da Honda para perceber que as alterações são profundas. Em relação à oitava geração (entre nós desde 2006), o novo modelo mudou completamente. O visual externo foi todo reformulado, assim como o painel. Motor, suspensão, carroceria e câmbio também passaram por mudanças.

Em termos de estilo, a carroceria ganhou cantos mais vivos. Faróis e para-choque dianteiro são mais protuberantes que os do modelo vendido nos EUA. A tampa traseira, com refletores, também é diferente em relação à do Civic norte-americano.

Comparando com o antigo, o Civic de nona geração melhorou muito no tamanho do porta-malas e no nível de equipamentos. O porta-malas foi de 340 para 449 litros, graças ao estepe fino, de uso temporário, e à tampa traseira, mais elevada.

Quanto aos equipamentos, as três versões (LXS, LXL e EXS) vêm de série com câmera de ré, computador de bordo, ar-condicionado digital e som com comandos no volante. A pretensão da Honda é retomar a liderança do segmento, atualmente com o Corolla. Os preços oficiais ainda não foram divulgados, mas a empresa afirma que pretende manter a tabela atual, que vai de R$ 66.660 (LXS) a R$ 86.750 (EXS).

Para a versão topo de linha, a Honda reservou itens como GPS na tela central (6,5 polegadas, touch screen), airbags laterais e teto solar. No caso do LXS e LXL, que não têm o monitor central, a imagem da câmera de ré aparece na parte superior do painel, na mesma tela do computador de bordo, de 5 polegadas. Entre os itens de conforto que finalmente chegam ao sedã está o comando “um toque” para todos os vidros (antes, só o do motorista tinha o dispositivo). Além disso, as janelas agora podem abrir e fechar pelo botão na chave. Outra novidade é que a tampa do porta-malas perdeu o miolo da chave, e só pode ser aberta pelo comando na própria chave ou pela alavanca interna.

No painel, um dos maiores destaques é o botão “Econ”, que aciona o modo econômico. Com ele ligado, as respostas ao acelerador ficam um pouco mais lentas, assim como o funcionamento do controlador de velocidade e do ar-condicionado. O volante traz comandos de som, controlador de velocidade e computador de bordo em todas as versões. Adicionalmente, o EXS tem comandos do telefone Bluetooth. O porta-objetos que fica à frente da alavanca de câmbio perdeu a tampa.

O motor 1.8 i-VTEC tem a mesma potência (140 cv com etanol) e torque (17,7 kgfm), mas há leves alterações. O coletor de admissão foi redesenhado (para melhor distribuição da mistura na câmara), os pistões receberam molibdênio (para diminuir atrito) e a taxa de compressão baixou de 11,5:1 para 10,6:1 (com a intenção de tornar o funcionamento mais suave).

A distância entre-eixos diminuiu 3 cm (2,67 metros). Na suspensão – que continua independente nas quatro rodas –, as bandejas receberam buchas maiores, para aumentar o conforto de rodagem. A carroceria agora emprega maior quantidade de aço de alta resistência, especialmente nas colunas dianteiras. O tanque foi de 50 para 57 litros.

HAIRTON PONCIANO VOZ // FOTOS: FABIO ARO
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com

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