Montadora quer que seus carros dividam partes para diminuir custos
A Volkswagen anunciou uma nova estratégia para cortas seus gastos: padronizar alguns componentes de seus carros, como eixos, colunas de direção e chassis. De acordo com analistas, a montadora pode diminuir seus gastos em cerca de US$6,5 bilhões (R$12 bilhões), mas também corre o risco de ter um recall que afete muitos veículos, por uma peça compartilhada defeituosa, mesmo problema que a Toyota teve.
Por outro lado, a empresa está otimista quanto aos resultados, com estimativas de que irá diminuir o custo de produção em 20% e o tempo necessário para montar o automóvel em 30%. Com isso, a VW espera que, até 2018, se torne a maior e mais lucrativa montadora do mundo, ultrapassando a Toyota e a General Motors.
Ambiciosa, a VW pretende aplicar o compartilhamento de peças em mais de 40 veículos da Audi, Seat, Skoda e da própria marca VW, começando pelo Audi A3 que será lançado ano que vem. A BMW recentemente anunciou uma estratégia similar, mas em menor escala, declarando que o Série 3 sedã a ser lançado ano que vem usará entre 7% e 9% de peças do Série 1 e Série 5.
A Toyota usa peças iguais em seus veículos há alguns anos, mas desde 2009 vem mostrando a fraqueza da estratégia. Quando um de seus carros sofreu recall por uma peça compartilhada, ela foi obrigada a chamar outros automóveis, chegando a 8 milhões de carros convocados. A confusão rendeu também uma multa de US$48,8 milhões (R$89,5 milhões) ao governo norte-americano.
por Nicolas Tavares