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Test-drive: veja como anda o popular que a Hyundai vai produzir no Brasil

02/01/2012
Test-drive: veja como anda o popular que a Hyundai vai produzir no Brasil
Conhecido como HB, carro vai disputar com campeões de venda como Gol e Palio

O carro que a Hyundai vai fabricar em Piracicaba já está pronto. Pequeno, para disputar com os campões de venda, o HB, como está sendo chamado, não deve nada aos demais modelos da marca em termos de dinamismo e beleza. Com desenho esportivo, para cativar consumidores entre 25 e 35 anos, ele deve causar impacto quando for apresentado ao público, o que vai acontecer somente no final do ano que vem, quando a fábrica de Piracicaba (SP) iniciar a produção em série.

A grande diferença em relação aos demais modelos da marca é que o HB é um carro feito especialmente para o Brasil. Não foi baseado em nenhum modelo atual. Foi projetado e desenhado na Coreia com a contribuição de engenheiros brasileiros. Lá, uma pequena linha de montagem foi construída especialmente para a produção dos protótipos.

O carro está pronto, faltando apenas detalhes de finalização, como as texturas do painel, do volante e o acabamento. Mas as linhas externas e a mecânica já são definitivas. Acelerei as duas versões do modelo hatch, o primeiro a ser fabricado no Brasil. Andei primeiro no modelo 1.6 flex, com álcool no tanque. O combustível foi importado do Brasil para fazer todos os testes na pista de Namyang, a 65 km da capital, Seul. 

Foi uma breve avaliação, suficiente para notar o ótimo desempenho do motor 1.6 feito com base no propulsor usado pela Kia no Soul vendido no Brasil. A potência máxima, no entanto, não foi informada, devendo ser um pouco superior à do motor do carro da Kia, que tem 130 cv quando abastecido com etanol. O HB pareceu muito bom de curva e dono de uma suspensão bem ajustada. Mas o teste foi feito em asfalto liso, sem saliências na pista, um traçado bem diferente daquele que ele vai enfrentar no Brasil. 

Segundo os engenheiros da montadora, ele foi projetado para se dar bem nas estradas brasileiras. Foram levadas em consideração não apenas as más condições das vias, mas as características das ruas do país, que são cheias de defeitos e lombadas.

O teste foi feito com o carro camuflado, para que as fotos não revelassem as linhas externas, mas eu vi o carro por inteiro, que é muito parecido com as imagens reveladas por alguns sites e revistas brasileiros.

A frente é bem agressiva, tem uma grade marcante, com filetes espaçados, faróis com desenho forte, cortados pela tampa do capô. A lateral tem dois vincos longitudinais, formando um desenho que remete à velocidade, dando aspecto dinâmico ao carro.

As medidas não foram fornecidas, mas a impressão é de um carro muito espaçoso por dentro, oferecendo bom conforto, especialmente a motorista e passageiro da frente. Tem amplo espaço interno dianteiro, especialmente nas laterais. O carro deverá ter o maior entre-eixos da categoria.

O 1.6 terá como opção o câmbio automático e muito provavelmente terá de série ABS e airbags dianteiros. Esses dois equipamentos de segurança serão itens obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2014.

O HB 1.0 também deve surpreender o consumidor pelo seu bom desempenho e torque. O 1.0 do HB é derivado do motor utilizado no Picanto vendido no Brasil. Ocorre que a política industrial da Hyundai é posicionar os modelos da marca um pouco acima dos da Kia, de forma que o mesmo motor foi redimensionado para equipar o HB. A potência e o torque, portanto, devem ser superiores ao do motor do Picanto. As informações técnicas e as dimensões do carro só serão divulgadas na época do lançamento.

A Hyundai trouxe para o Brasil nove fornecedores da Coreia, que estão se instalando junto à fábrica de Piracicaba, e já homologou 20 fornecedores brasileiros. Com isso, garante que vai iniciar a produção do HB, em novembro no ano que vem, com o índice mínimo de nacionalização exigido pelo governo, de 65%. Uma fonte da empresa disse que isso só é possível porque o carro é inteiramente novo e por isso todos os componentes foram desenvolvidos especialmente para ele. No caso de produção de um carro já existente, dificilmente ela poderia iniciar a produção com esse nível de nacionalização. 

Os últimos dos 250 funcionários brasileiros que foram aprender a produzir o HB na linha montada na Coreia estão retornando ao Brasil por esses dias, e com eles virão as prensas, os robôs e todos os equipamentos de produção que, a partir de abril, serão usados na fábrica de Piracicaba. 

Até o final de novembro serão 2.000 funcionários na fábrica, para produzir 150 mil unidades nos primeiros 12 meses, em dois turnos. Quer dizer: até novembro de 2014 a Hyundai deve produzir e vender, somente no Brasil, uma média de 12,5 mil unidades mensais.

Nesse número poderá estar incluída a produção da versão sedã do HB, que deve começar a ser fabricada dentro de um ano. Mas, dependendo da aceitação da marca no mercado, isso poderá ser antecipado. O terceiro modelo, um utilitário esportivo feito sobre a mesma plataforma do HB, deverá chegar somente em 2014.

Todos os carros serão testados na pista que a empresa está construindo junto à fábrica de Piracicaba, num circuito com cinco tipos de piso.

Do R7, com Webmotors (Joel Leite)
Fonte: www.r7.com.br

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