Notícias

Pilotos Pernambucanos participaram da 2º Etapa da Moto GP1000 em Curitiba

23/08/2012
Pilotos Pernambucanos participaram da 2º Etapa da Moto GP1000 em Curitiba
Na pista, Nick Iatauro obteve neste domingo (19) sua primeira vitória no Moto 1000 GP. O piloto paulista da Pitico Race, pole-position, recuperou-se da perda de pelo menos oito posições após a largada e cruzou em primeiro lugar a linha de chegada após as 15 voltas da segunda etapa, no Autódromo Internacional de Curitiba. Contudo, uma punição aplicada instantes depois pela direção de prova deixou-o em terceiro no resultado final.

Com punição, consolidada com o acréscimo de 10 segundos ao tempo total de proval, Iatauro caiu para o terceiro lugar na classificação oficial. Renato Andreghetto, seu companheiro de equipe, terminou a prova em segundo e foi declarado vencedor, repetindo o resultado da abertura do campeonato, em São Paulo. Lucas Barros, que recebeu a bandeirada em terceiro, herdou o segundo lugar, também repetindo sua posição final da etapa paulista.

Iatauro foi punido pela direção de prova sob alegação de ter feito sob bandeira amarela, na oitava volta, a ultrapassagem sobre Barros, que lhe valeu a liderança da corrida, mantida até a bandeirada final. “Fiquei chateado, mas homens de verdade aprendem com o erro. Eu aprendi”, limitou-se da dizer o piloto da Pitico Race, que até então comemorava sua primeira vitória. Ele sai de Curitiba como quarto colocado no campeonato.

Andreghetto, que havia vencido também a etapa de abertura do Moto 1000 GP, em Interlagos, ampliou para 11 pontos sua vantagem sobre o vice-líder Barros. “Na pista, não consegui acompanhar o ritmo do Nick, que esteve muito forte durante o fim de semana todo. É uma vantagem considerável, mas ainda é cedo para falar em campeonato. Cumprimos só 25% do campeonato”, alerta o piloto da Pitico Race, que chegou a 51 pontos.

Barros liderou uma corrida da GP Light pela primeira vez. Assumiu o primeiro lugar na segunda volta, superando o paranaense Gustavo Herrera, e manteve-se à frente até ser ultrapassado por Iatauro. Na 12ª volta, perdeu o segundo lugar para Andreghetto. “Quando o Nick passou, tentei acompanhar o ritmo dele, mas a minha suspensão não permitia. Eu poderia cair. Ele estava muito rápido, conseguia sair mais lançado das curvas”, descreveu.

Herrera, que havia sido o mais rápido do treino de aquecimento horas antes da corrida, assumiu a liderança na largada. Com a Kawasaki da equipe Billy, acompanhou o ritmo de Barros, Iatauro e Andreghetto até as voltas finais, quando a queda de rendimento o fez perder contato com os líderes. Foi quarto colocado. O paranaense Everton Felizardo, da Grinjets, e o baiano Daniel Gurgel Mendonça, da MPM, ambos com BMW, ficaram em quinto e sexto.

Uma das imagens marcantes da corrida foi a queda sofrida por Marlon Felizardo, irmão e companheiro de equipe de Everton, na 11ª volta. O piloto perdeu o controle da BMW da equipe Grinjets na saída do S de alta e bateu com violência na proteção de pneus. Apesar da imagem forte do impacto, o piloto saiu ileso. Após 15 voltas, considerada a punição aplicada a Iatauro, o resultado final da GP Light em Curitiba foi o seguinte:

1º) Renato Andreghetto (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, 21min19s075
2º) Lucas Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 2s409
3º) Nick Iatauro (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 6s418
4º) Gustavo Herrera (Kawasaki ZX-10R), Errera Racing Sport, a 17s408
5º) Everton Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 27s580
6º) Daniel Gurgel Mendonça (BMW S1000RR), MPM Racing, a 35s099
7º) Francisco Snoeck (BMW S1000RR), KF Corval Racing Team, a 36s632
8º) Pablo Moysés (BMW S1000RR), BH Racing, a 36s877
9º) Flávio Sukar (Kawasaki ZX-10R), KV Corval Racing Team, a 47s363
10º) Henrique Castro Araújo (Suzuki GSX-R1000), BSB Motor Racing, a 50s292
11º) Wesley Godoy (Suzuki GSX-R1000), The Doctor’s Curitiba, a 1min05s337
12º) Rodrigo de Assis Fonseca Souza (BMW S1000RR), Euroville, a 1min05s917
13º) André Luiz Paiato (BMW S1000RR), Paiato Racing, a 1min07s370
14º) Marcelo Garcia Cortes (Ducati 1198), SBK Rio, a 1min09s048
15º) Taciano Silva Nunes (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
16º) Tiago Pavanelli (Suzuki GSX-750), K10, a 1 volta
17º) Pedro Barata Lins (Yamaha YZF-R1), Center Moto Racing Team, a 1 volta
18º) Edson Luiz (BMW S1000RR), Speed Racing, a 1 volta
19º) Abner Henrique Gatto (Suzuki GSX-R1000), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Alexsandro Tiago Pires (Kawasaki ZX-10R), Center Motor Racing Team, a 1 volta
21º) Sérgio Prates Pereira (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 2 voltas
22º) Edson Errera (Honda CBR 1000RR), Errera Racing Sport, a 2 voltas
23º) Guilherme Emmer Gomes (Honda CBR 1000RR), SBK Rio, a 2 voltas
24º) Carlos César Donvito (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Marlon Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 5 voltas
Alessandro Ferraz (Honda CBR 1000RR), Tripa Team, a 1 volta
Paulinho Kamba (Kawasaki ZX-10R), KF Corval Racing Team, a 3 voltas
Joniran Saling (BMW S1000RR), Speed Racing, a 15 voltas
Melhor volta: Iatauro, na 9ª, 1min22s849, média de 160,557 km/h


Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa