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Vendas de importados crescerão em 2013, mas muitos perdem, diz Abeiva

23/10/2012
A associação que representa os importadores de veículos que não possuem fábricas no Brasil, a Abeiva, afirmou nesta terça-feira (23) que estima um aumento de 25% nas vendas de veículos produzidos no exterior em 2013, chegando a 150 mil unidades.

Apesar disso, a entidade, que representa mais de 20 marcas de veículos importados, afirma que a expectativa está longe do volume atingido no ano passado, de 199 mil unidades. A redução ocorre diante das cotas de importação com benefício tributário impostas pelo novo regime automotivo (Inovar-Auto), de 4.800 veículos por ano para cada importador.

Segundo o presidente da Abeiva, Flavio Padovan, também comandante da Jaguar Land Rover no Brasil, a Abeiva é "a favor do regime, por definir regras claras para a indústria, mas somos contra a forma como ele foi aplicado".

Entre as principais críticas da entidade está a cota padronizada para todos os importadores, que não segue histórico de anos anteriores de cada empresa, e exigências de produção local muito elevadas.

"No geral, a cota de 4.800 carros é muito tímida, não atende empresas de alto volume. Além disso, as metas de etapas de produção não são fáceis, assim como as de investimentos", disse ele a jornalistas durante o 2º dia de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo (que abre ao público nesta quarta-feira). Segundo Padovan, o novo regime "beneficia as empresas já instaladas no país, que um dia começaram com importações".

O executivo, cuja empresa deve anunciar no final deste ano se construirá uma fábrica no Brasil , criticou o regime recém-regulamentado ao afirmar que a restrição aos veículos importados vai causar eliminação de efeito de regulação de preços de veículos no mercado interno.

Mais cedo, o presidente da Kia Motors do Brasil e ex-lider da Abeiva, José Luiz Gandini, afirmou que a marca é a principal prejudicada pelo Inovar-Auto, já que vendeu em 2011 mais de 77 mil automóveis no país -- mais de metade do previsto para todas as marcas em 2013.

Fonte: http://carros.uol.com.br

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