Notícias

Nordeste terá primeiro Salão do Automóvel em 2013

10/11/2012
Nordeste terá primeiro Salão do Automóvel em 2013
Salão do Automóvel de São Paulo recebeu 750 mil visitantes, próxima edição será em 2014

SÃO PAULO – O Nordeste terá o primeiro Salão Internacional do Automóvel em abril de 2013, no Recife (PE). O Nordeste MotorShow – 1º Salão Internacional de Veículos de Duas Rodas, Quatro Rodas e Náutico também será organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresários e visitantes terão acesso a todo universo do setor automotivo.

O evento irá apresentar as novidades de carros, motos, scooters, barcos, lanchas, produtos, equipamentos, acessórios, peças e novas tecnologias dos três setores.

Assim como na edição de São Paulo, a feira também terá as ações experimentais que permitirão o contato do público com o produto, como o test drive de veículos náuticos, que será oferecido por alguns expositores no Cabanga Iate Club.

Balanço do Salão do Automóvel 2012
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2012 entrou, definitivamente, para a história do setor automotivo mundial, devido os 750 mil visitantes que passaram pelo Anhembi, durante os 12 dias de exposição.

O movimento na edição 2012 do Salão do Automóvel foi tão intenso que foi necessário que a organização abrisse as portas diariamente cerca de 30 minutos antes. Isso para que apaixonados por automóveis pudessem vivenciar por um tempo maior o Salão.

Nesta edição houve aumento de marcas participantes, foram 49 contra 42 na última realização. A quantidade de carros expostos também aumentou, alcançando 500 veículos, 10% a mais do que em 2010.

O evento mostra como a indústria mundial está interessada no país, sendo que esse interesse tem justificativa. Uma pesquisa realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, apontou que 55% dos visitantes do Salão pretendem trocar de carro nos próximos seis meses.

Outro dado importante da pesquisa é o crescimento do público feminino. Esse ano as mulheres representaram cerca de 25% do público.

A organizadora também identificou o aumento em uma hora do tempo médio de permanência no evento. Nessa edição, cada visitante ficou cerca de quatro horas para conhecer os carros e participar das atrações em cada estande. Outra característica importante foi a venda antecipada de ingressos. No total, 40% foram comprados antecipadamente pela internet, o que demonstra que o visitante se prepara para vir para o Salão.

Outros indicativos da relevância do evento foram lançamentos mundiais feitos por montadoras. Ente eles, o Taigun (Volkswagen), Onix (General Motors) e HB20 (Hyundai).

Foi alto também o volume de carros elétricos e híbridos apresentados. “A importância hoje do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo para o mercado é incontestável. Se antes as novidades eram prioridades para Europa e EUA, hoje o fluxo se inverteu e o Brasil virou porta de entrada e vitrine de lançamentos globais. Este fato justifica o grande número de executivos internacionais presentes nos dias das coletivas de imprensa”, afirma o vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida.

Salão do Automóvel movimenta o turismo em SP
O Salão do Automóvel de São Paulo reflete também na economia da cidade. Pesquisa realizada durante o evento pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, mostra o movimento de pessoas que visitam a cidade por conta do evento.

Dados ainda não concluídos apontam que 48,8% dos visitantes são de fora da capital paulista, principalmente do Rio de Janeiro (10,8%) Paraná (7%), Minas Gerais (5,6%) Santa Catarina (1,4%) e Rio Grande dos Sul (1,4%).

O estudo revelou também que o turista visitante do Salão do Automóvel chega à cidade e permanece por cerca de 2,8 pernoites, desembolsando na capital um gasto médio de R$ 1.777,00, superior aos R$ 1.200,00 da versão 2010 do evento.

Do valor desembolsado, 40,3% se destina a hospedagem e 25,3% foram para compras.

“Já demos início aos preparativos para a próxima edição do evento e esperamos que o crescimento do mercado nos próximos 2 anos reflita em uma presença ainda mais expressiva de marcas e carros no salão de 2014 , aumentando ainda mais as opções de escolha do consumidor brasileiro”, conclui Almeida.

A próxima edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo esta confirmado para o 2º semestre de 2014.


Fonte: http://www.infomoney.com.br/

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa