Notícias

IPI dos automóveis é prorrogado até Junho de 2013

20/12/2012
Aumento será gradual, como em 2009/2010.

O governo brasileiro prorrogou mais uma vez o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI - para a compra de automóveis e a chamada "linha branca" - eletrodomésticos -, e móveis. O novo processo vai durar mais seis meses vencendo em julho de 2013. Porém, dessa vez será diferente. No caso dos automóveis, o IPI, apesar de ser mais baixo do que era antes da desoneração, voltará aos patamares "normais" gradativamente até a data estipulada.

O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ainda afirmou que o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 3,83 bilhões com a prorrogação do imposto reduzido. Desse montante, R$ 2 bilhões são referentes à desoneração dos veículos. Mas o ministro também salientou que essas medidas foram necessárias para o crescimento do consumo.

A tabela dos carros vai variar em duas oportunidades. Nos meses de janeiro e abril, o imposto sofrerá elevações até chegar aos valores "normais" em junho. A exceção são os caminhões que ficam com o IPI zerado até junho de 2013. Entenda:

Carros com motor 1.0 - Alíquota normal é de 7%. Atualmente está em 0%. De janeiro a março será de 2%. Entre abril e junho sobe para 3,5% e depois volta aos 7% ao final do período.

Carros com motores entre 1.0 e 2.0 flex - Normal de 11%. Está em 5,5%. Entre janeiro e março será de 7%. No mês de abril sobe para 9% e vai até junho. Ao final desse período retorna aos 11%.

Carros com motor a gasolina 1.0 e 2.0 - Alíquota de 13%. Hoje está em 6,5%. Entre janeiro e março pula para 8%, de abril a junho sobe para 10% e volta para os 13% ao final do período.

Utilitários com qualquer motorização - Normal de 8%. Atualmente está em 1%. Entre janeiro e março sobe para 2%. De abril a junho pula para 3% até voltar aos 8% no final do período.

Caminhões - Alíquota normal é de 5%. Hoje está em 0% e assim continuará até o final de junho de 2013.
Fonte: www.meucarango.com

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa