Notícias

Paraibano Valdeno Brito disputará a quarta etapa da temporada em Salvador

17/05/2013
Paraibano Valdeno Brito disputará a quarta etapa da temporada em Salvador
Uma prova eletrizante, que envolverá muita estratégia e trabalho de equipe

O paraibano Valdeno Brito volta às pistas neste final de semana para a quarta etapa deste ano da Stock Car. Ele vai encarar a prova de rua de Salvador, que será no próximo domingo, no Centro Administrativo da Bahia. Neste ano, três novidades para os pilotos e para o público: a chicane menor (para proporcionar mais segurança), a proibição do reabastecimento e a uniformização das calibragens de molas. Ou seja, uma prova eletrizante, que envolverá muita estratégia e trabalho de equipe.

Chicane é uma seqüência de curvas, geralmente colocadas após longa reta, para diminuir a velocidade dos carros. Em Salvador, elas estarão mais estreitas, o que reduzirá a velocidade e garantirá maior segurança aos pilotos. Também poderá proporcionar maior quantidade de ultrapassagens, o que irá animar o público e redobrará a atenção dos pilotos. “Antes, era mais fechada, mas aí aumentaram nos anos anteriores e agora voltaram a diminuí-la. Era muito rápida e acabava sendo muito perigosa. Os carros a contornavam em quarta marcha, com velocidade entre 140 e 150 quilômetros. Então, eu concordo com a decisão. Foi acertada”, disse Valdeno.

Outro ponto interessante na prova de Salvador é que as equipes estão liberadas do reabastecimento obrigatório - exigência para todas as provas em pistas, em que os pilotos têm que ir aos boxes entre as 10a e 16a voltas. Neste domingo, não precisam voltar aos boxes. Significa estratégias diferentes para todos os concorrentes e uma maior adrenalina.“Resolveram abolir e a disputa vai ficar só na pista. Menos uma variável para lidar na corrida. Em Salvador, já não teria a necessidade de tanto abastecimento. Na minha visão, foi correto”, disse o paraibano.

Uniformidade

Na prova deste domingo, as molas de todos os carros da Stock Car serão uniformes. Ou seja, mesma espessura, tamanho e calibragem. A decisão foi motivada para igualar as equipes, em que algumas, por terem mais carros, conseguiam fazer mais testes nas pistas em sessões de treino e chegar aos ajustes com maior rapidez.

Assim, com uma mola uniforme (equalizadas em 700 gramas de peso e 1.400 libras nas quatro suspensões) todos os times terão mais trabalho para regularem outros itens, como calibragens de rodas, altura dos carros, cambagens, barra estabilizatórias e entre outros. “Será a primeira etapa em que todos terão as mesmas configurações de mola. Vai aproximar mais ainda as equipes, assim como vai ser menos um item para mexer nos carros”, disse Valdeno Brito.

Sem falar que, como Salvador é uma prova cujo trajeto é pelas ruas da cidade, o desafio se torna maior aos pilotos. “Acaba sendo mais desafiador [ser circuito de rua]. Em toda corrida em pista tem a área de escape por questões de segurança. Em circuitos de rua, ao contrário, é muro de um lado e muro do outro. É muito mais desafiante”, comentou.

Piloto paraibano ocupa o 4º lugar

Valdeno Brito é o atual quarto colocado na temporada, com 51 pontos. O líder é o paulista Daniel Serra, que, com 65 pontos, venceu duas provas na temporada e foi quarto em outra. A boa fase do adversário inspira o paraibano, que vê na prova de Salvador uma chance de aproximação na tabela de classificação (a vitória equivale a 24 pontos). “Daniel está há quatro ou é há cinco anos na mesma equipe e está colhendo os frutos dessa continuidade, como conhecer bem quem são seus mecânicos e engenheiros. Está vivendo um bom momento e tem que aproveitá-lo mesmo. Mas eu vou ser um dos querem pôr fim a este bom momento”, disse Valdeno.

Diante de tantas novidades, Valdeno evitou revelar a estratégia, mas adiantou qual será o foco de sua atuação. “Tenho que aproveitar mais os livres e ficar na frente na largada. Vai ser uma importante função. Tenho que largar na frente e acelerar muito”, disse o paraibano.

A temporada de 2013 é a segunda de Valdeno na Shell Racing, o que significa que é a primeira vez desde 2004, quando entrou na Stock Car e foi escolhido o novato do ano, que permaneceu na mesma equipe. Se Daniel Serra tem à seu favor a longevidade no trabalho com seus parceiros de time, o paraibano também quer o mesmo caminho e até já identifica melhor entendimento neste segundo ano ao lado deles. “É o primeiro ano em que começo na mesma equipe que terminei. Eu sempre acabava mudando, fosse por propostas, por causa de patrocinadores. Enfim, estou colhendo os frutos por está ao lado dos mesmos engenheiros, mecânicos. Então, chego confiante para lutar pelo título”, disse Valdeno.

O GP Bahia é a quarta etapa do calendário da Stock Car e terá dois carros a mais que a prova de 2012 disputada na capital baiana. Serão 34 pilotos e 17 equipes brigando pelo pódio em Salvador. Os treinos livres acontecem no sábado, a partir das 8h, e o classificatório começa às 16h. No domingo, a largada está marcada para 10h30. De acordo com dados do Governo da Bahia, a prova movimentará R$ 20 milhões e atrai cerca de cinco mil turistas. Outra atração é a presença do piloto Rubens Barrichello, ex-Fórmula-1.


Fonte: www.portalcorreio.com.br

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa