Notícias

PF prende sete pessoas e apreende dez carros de luxo na PB

15/06/2011
PF prende sete pessoas e apreende dez carros de luxo na PB

Pelo menos dez carros de luxo foram apreendidos e sete pessoas foram presas nesta quarta-feira (15) durante a operação Gasparzinho, realizada pela Polícia Federal, em uma ação conjunta com o Ministério Público Federal da Paraíba e a Controladoria Geral da União.

A Operação irá investigar ainda a participação de servidores públicos no esquema de fraudes em licitações em 35 prefeituras da Paraíba.

O delegado da Polícia Federal, Alexandre Isbrola foi quem repassou as informações à imprensa, ao lado do procurador da República, Victor Verge e do chefe da Controladoria Geral da União, Alberto Silva.

Conforme o delegado, as empresas fantasmas eram comandadas por uma só pessoa que participava da mesma concorrência de licitação.

O desdobramento das investigações levou a um grupo de empresas envolvidas no esquema fraudulento e a algumas pessoas utilizadas como "laranjas" por dois irmãos empresários, que figuram como principais alvos da investigação. Cinco das empresas envolvidas receberam cerca de R$ 23,4 milhões de várias prefeituras paraibanas nos últimos quatro anos.

Constatou-se ainda que a quadrilha obtinha, junto a órgãos públicos de mais de um estado da Federação, documentos para os "fantasmas", tais como RG, CPF etc., que passavam a ser utilizados para a prática de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pelo grupo, especialmente veículos de luxo.

O grupo criminoso agia nos municípios de Alagoa Grande, Boa Vista, Mamanguape, Patos, Pilar, Pitimbu, Santa Rita, Santo André, Sumé, Algodão de Jandaíra, Brejo da Cruz, Caaporã, Lucena, Monteiro, Riachão do Bacamarte, Araçagi, Arara, Areia, Bayeux, Cabedelo, Caturité, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Damião, Gurjão, Aroeiras, Cuitegí, São Bento, Areia de Baraúnas, Conde, Jericó, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pombal e Serra Branca.

Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos e sua posterior utilização, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.   

Confira imagens dos veículos apreendidos pela Polícia Federal na “Operação Gasparzinho”

Foi identificado os proprietários de três, dos dez automóveis apreendidos pela Polícia Federal durante a “Operação Gasparzinho”.

- New Beetle, cor Branca, placas NQI 1117, pertencente à Joelson de Araújo.

- WV Golf, cor Prata, placas MOP 8592, pertencente à Francisco Ramalho.

- BMW, cor Branca, placas NQI 1113, pertencente à Manoel Florêncio.

Fotos: polemicapb
Fonte: http://www.pbagora.com.br

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa