Notícias

Mini Baja da UFPB disputa competição na Bahia

03/11/2011
Mini Baja da UFPB disputa competição na Bahia
O Professor-Orientador Jair Silveira comanda neste final-de-semana a participação de um grupo de 25 estudantes das Universidades Federal da Paraíba em Camaçari-BA, na Competição Petrobras Baja SAE Brasil. Os pilotos da UFPB são Raoni Pontes, Thalles Fernandes e Túlio Ribeiro. O Campeonato Regional acontecerá nos dias 4 a 6 de novembro (a partir desta 6ª feira, até domingo).

Os demais integrantes da equipe paraibana são: Albert Figueiredo, Mayake Albuquerque, Yuri Figueiredo, Daniel Carlos, Ludmila Martins, Vanessa Araújo, Christiano Lucena, Kennedy Campelo, Jéssica Bezerril, Suzanny Lemos, Flávio Nunes, Arthur Lisboa, Luana Maria, Beatriz Helena, Leandro Luz, Maicon Camerino, Arthur Barros, Luiz Felipe Martins, Jerusa Cristina, Gilberlan Neemias, Lúcio Flavio e José Paulo Fontes. Todos são alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica.

A Paraíba construiu dois protótipos: o Baja Inexorável (modelo de cor azul) e o Baja Imensurável (de cor vermelha), ambos retratados acima. Baja SAE são veículos projetados e construídos por estudantes de Engenharia com a finalidade de disputar as competições realizadas pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade – SAE Brasil e pela SAE Internacional.

Os estudantes envolvidos têm que projetar, desenvolver e construir um veículo off-road (fora de estrada) que seja capaz de vencer os mais diversos obstáculos em quaisquer condições climáticas e de terreno, utilizando-se de ferramentas e técnicas de engenharia aprendidas na universidade e utilizadas na indústria.

A competição é uma simulação de uma situação real de desenvolvimento de um produto, levando os participantes elaborar técnicas de empreendedorismo e gestão de equipe, consolidando a formação acadêmica e preparando-os de forma prática para o mercado de trabalho.

Hoje, a competição Baja SAE Brasil recebe apoio de grandes empresas Brasileiras e Multinacionais que têm a oportunidade de incentivar a formação de engenheiros mais qualificados que futuramente farão parte de sua empresa.

A competição Petrobras Baja SAE Brasil já vai para sua 17ª edição e acontece anualmente na cidade de Piracicaba-SP, envolvendo mais de 60 equipes de universidades de todo o Brasil e até de outros países, reunindo um número superior ao de 1.000 alunos participantes, além de comissão técnica, representantes de empresas e público que costuma prestigiar este evento que já é marca no calendário da cidade localizada no interior paulista.

Nos três dias de competição, os veículos desenvolvidos serão avaliados e testados pelos juízes, sendo todos engenheiros formados e que atuam nas mais diversas áreas da engenharia, sendo avaliados quesitos de segurança exigidos pelo regulamento da competição, conforto (o juiz pilotará com o veículo por terrenos acidentados) e as provas dinâmicas, que avaliam a velocidade máxima do veículo, aceleração, capacidade de tração e agilidade em terrenos acidentados.

A competição tem fim no seu 3º dia com a prova de enduro, onde os veículos terão a sua durabilidade e robustez colocadas em teste, tendo que percorrer por quatro horas um circuito de muita terra, lama e obstáculos diversos, como rampas, troncos e pedras.

A competição brasileira é uma versão da competição que acontece também anualmente no exterior, aqui chamada de Competição Mundial. O local da competição tem um revezamento entre EUA e Canadá, reunindo mais de 70 equipes do mundo todo.

As três equipes melhores classificadas na competição brasileira têm a oportunidade de representar o Brasil no evento mundial, sendo que os brasileiros não vêm fazendo feio, tendo conquistado no ano passado o bicampeonato.

Também anualmente, acontece a Competição Baja SAE Brasil Regional, dividida entre a região Sul, Sudeste e Nordeste reunindo as equipes de suas respectivas regiões e seguindo o mesmo molde da competição em sua fase nacional.

A equipe UFPBaja é formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Produção Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Materiais. A equipe fundada em 2005 teve sua primeira participação na Competição Nacional de 2006, sendo considerada a melhor estreante do evento.

Desde então, a equipe já desenvolveu cinco protótipos, participando de cinco competições nacionais e cinco regionais e já tem quatro pedidos de patentes de projetos desenvolvidos por integrantes da equipe no setor automobilístico.

Veja matéria completa: http://www.garagem83.com.br/materia/206,,entrevista-com-a-equipe-ufpbaja.html
Fonte: Giovanni Meireles

Redes Sociais:

Produzido por Competiva Agência Interativa